29.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Caso do ‘power point do Deltan’ será julgado hoje por determinação do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin atendeu a defesa do ex-presidente e determinou que o julgamento contra Deltan Dallagnol relacionado ao power point sobre petista aconteça na próxima sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), marcada para esta terça-feira (25).

“Concedo em parte a tutela de urgência requerida, a fim de determinar que o Conselho Nacional do Ministério Público mantenha a inclusão na pauta do pedido de providências”, escreveu o ministro.

Na semana passada, os advogados do ex-presidente apresentaram um pedido ao STF para que o caso, que prescreve em 13 de setembro, fosse analisado na próxima sessão do Conselho, marca para terça. Os advogados destacaram que o pedido – para apurar se houve desvio funcional de Deltan e de outros procuradores da Lava-Jato na apresentação que colocou Lula como chefe de uma organização criminosa – foi feito há quatro anos e teve a análise adiada 42 vezes pelo Conselho.

Por determinação do Supremo, a partir das 9h de terça o julgamento de Deltan pode ser chamado. Nos julgamentos no CNMP, o relator do caso lê o relatório e seu voto e, depois, é feita a sustentação oral do advogado que entrou com a ação. Neste processo, Cristiano Zanin Martins, que representa Lula, fará a sustentação que tem duração de 10 minutos.

Leia mais

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Dívida de R$ 10 mil levou casal a matar e carbonizar homem em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!