Durante evento realizado na manhã desta quarta-feira (1º/10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o diretor de governança e conformidade da entidade, Samir Xaud, revelou que anunciará um conjunto de regras sobre fair play financeiro até o fim de 2025. O objetivo é criar mecanismos que fortaleçam a sustentabilidade financeira dos clubes brasileiros.
“Será um passo essencial para garantir mais equilíbrio e sustentabilidade para os clubes”, afirmou Xaud durante a apresentação. A medida visa restringir que clubes gastem mais do que arrecadam e criar incentivos para que as agremiações mantenham suas finanças em dia.
O fair play financeiro já é uma prática consolidada em federações como a UEFA, na Europa, e agora começa a ganhar corpo no Brasil. Segundo o dirigente, as novas normas serão apresentadas oficialmente em novembro.
O anúncio aconteceu em meio ao evento promovido pela CBF nesta terça-feira (1), que também teve como foco as mudanças no calendário do futebol brasileiro para os próximos anos.