13 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Cerca de 35 mil pessoas foram afetadas por erupção de vulcão

A erupção do vulcão Cumbre Vieja no arquipélago das Ilhas Canárias que se iniciou no fim da manhã deste domingo (19), afetou, até o momento, cerca de 35 mil pessoas nos quatro municípios da Ilha de Palma.

Soldados foram enviados ao município de El Paso, o mais afetado da ilha, para auxiliar na remoção dos moradores. Autoridades locais montaram cinco grandes abrigos para a população de aldeias vizinhas.

Um pequeno terremoto antecedeu a enorme explosão do vulcão Cumbre Vieja, que foi seguida de uma grande coluna de fumaça e a presença de lava. O magma provocou duas fissuras, duas bocas eruptivas diferentes na montanha, pelas quais a lava passou a escorrer. Segundo o Involcan (Instituto Volcanológico de Canarias), em apenas algumas horas, essas duas fissuras se transformaram em sete.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, que iria a Nova Iorque, viajará ainda neste domingo para a ilha de La Palma, conforme anunciou seu gabinete.

– Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos – informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

De acordo com o presidente das Ilhas Canárias, Angel Victor Torres, não há relatos de feridos. Os voos de ida e volta para as Canárias continuam ocorrendo normalmente.

Leia mais

Populares espancam ‘Lorão’ após ser acusado de roubos em Maués

Matheus Valadares

VEJA: ‘Grauzeiro’ embriagado causa acidente fatal de trabalhador no Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Real Madrid vence Real Sociedad com gol de Mbappé

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!