28 de abril de 2025
DestaquesMundo

Cerca de 50 mil pessoas já prestaram homenagem ao papa

Mais de 48 mil fiéis já prestaram homenagens; cerimônias seguem até o sábado, com o conclave previsto entre 0 e 10 de maio.

FOTO/REPRODUÇÃO

Mais de 50 mil pessoas passaram pelo caixão do Papa Francisco desde quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro. O Vaticano informou que a igreja permaneceu aberta quase toda a noite para receber os fiéis. Entre 11h de quarta-feira e 8h30 de hoje, 48.600 pessoas prestaram homenagem ao pontífice. Além disso, o velório, realizado na Basílica de São Pedro, dura três dias. Assim, os fiéis podem se despedir de Francisco.

O funeral será neste sábado (26). Esperam-se religiosos, autoridades e líderes mundiais. O Papa faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de AVC. Ele liderou a Igreja Católica por 12 anos.

Francisco nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Foi o primeiro jesuíta e latino-americano a liderar a Igreja. Sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano. Além disso, ele esteve internado por 38 dias, devido a pneumonia bilateral, e recebeu alta em 23 de março.

Luto de nove dias

O período de luto, chamado “novendiales”, começa neste sábado (25) e termina em 4 de maio. Portanto, este período antecede o conclave do Colégio Cardinalício. Segundo o arcebispo Diego Ravelli, a primeira missa de memória será no sábado, às 10h, na Basílica de São Pedro. Por outro lado, a última celebração ocorrerá em 4 de maio, às 17h, presidida pelo cardeal francês Dominique Mamberti.

O “novendiales” significa “nove dias” e começa após o funeral. Assim, após esse período, os cardeais podem convocar o conclave para escolher o novo papa. O prazo máximo é de 20 dias após a morte de Francisco, ou seja, o conclave deve ocorrer entre 0 e 10 de maio.

Por fim, as celebrações envolvem cardeais, como o decano Giovanni Battista Re, que presidirá o funeral, e o secretário de Estado Pietro Parolin. Esses ritos, portanto, permitem que a Igreja se una na homenagem ao Papa Francisco.

Leia mais

Debaixo de chuva, Jorge faz show inesquecível em turnê de 20 anos na Arena da Amazônia

Matheus Valadares

Comandante da PM agride mulher e dá tiros ao alto em Novo Aripuanã

Matheus Valadares

Pablo Marçal é condenado novamente por abuso de poder e uso indevido de redes sociais

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!