31.3 C
Manaus
16 de abril de 2025
CidadeDestaques

Certidão de Habite-se da Prefeitura de Manaus tem aumento de 250% em área de janeiro a março

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) licenciou 126.807,12 metros quadrados com Habite-se em março de 2025, um aumento de 250% em comparação aos 36.262,05 metros quadrados licenciados em 2024.

No acumulado do trimestre, o órgão registrou 209.940,40 metros quadrados licenciados, um crescimento de 84% ante os 113.864,09 metros quadrados de 2024.

Desde o início da gestão do prefeito David Almeida (2021-2025), a Prefeitura de Manaus emitiu 2.980 certidões de Habite-se. O serviço regulariza obras construídas sem licença prévia, desde que atendam aos critérios do Plano Diretor.

“Reduzimos a burocracia e aceleramos os processos dentro da lei para cumprir as metas da gestão, como tornar Manaus uma das melhores cidades para negócios do Brasil”, afirmou Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb. “A regularização melhora a qualidade de vida e garante segurança aos moradores e empreendedores”.

Código de Obras
A Lei 673/02 (Código de Obras) estabelece as regras para emissão do Habite-se, que atesta a conformidade da construção com o projeto aprovado. Os interessados podem consultar a lista de documentos necessários no site do Implurb.

A certidão comprova que a edificação segue as normas urbanísticas, incluindo requisitos ambientais, anti-incêndio, saneamento e segurança estrutural. Sem ela, o imóvel perde valor comercial e não pode ser financiado, doado ou incluso em inventário.

Regularização fundiária
Além do Habite-se, os proprietários precisam apresentar a Certidão Negativa de Débitos do INSS para registrar a construção em cartório. Imóveis irregulares enfrentam restrições jurídicas e valorização reduzida no mercado.

Leia mais

VÍDEO: Mulher luta para salvar seu cão do ataque de um pitbull no bairro Japiim

Matheus Valadares

Suspeito de cometer furtos no bairro Coroado é morto a pauladas pelo ‘tribunal do crime’

Matheus Valadares

Suspeitos de estelionato virtual e receptação são capturados em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!