O agora rei Charles do Reino Unido divulgou um comunicado acerca da morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, no qual diz que este é um momento de “maior tristeza” para ele e para a família real. Este é o primeiro informe em que o filho mais velho da monarca assina como rei.
PALÁCIO DE BUCKINGHAM UMA DECLARAÇÃO DE SUA MAJESTADE O REI NA HORA DA MORTE DA RAINHA
A morte de minha amada Mãe . Sua Majestade a Rainha, é um momento de maior tristeza para mim e para todos os membros da minha família.
Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma Mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha foi tão amplamente mantida.
Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos em Balmoral, na Escócia, na tarde de hoje (horário local). A família real foi toda convocada horas mais cedo para estar ao lado da rainha, que foi a mais longeva da história do Reino Unido.
“A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de maior tristeza para mim e para toda a minha família”, diz o início do texto.
“Nós sentimos profundamente a perda de uma soberana celebrada e de uma mãe muito amada. Eu sei que a perda dela será sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, bem como pelas pessoas ao redor do mundo”, continua o comunicado.