O Flamengo perdeu a invencibilidade de mais de 40 dias neste domingo (06), com a derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida realizada na Arena Pantanal, o Rubro-Negro teve atuação irreconhecível e foi dominado pelo time do Mato Grosso. Os gols do jogo foram marcados por Matheus Alexandre, Clayson e Deyverson, todos no segundo tempo.
A derrota deixa o Flamengo ainda na segunda posição, mas a diferença para o líder Botafogo ampliou. O líder empatou com o Cruzeiro, em 0 a 0, e foi aos 44 pontos. O Mengo parou em 31 e viu a diferença subir para 13. No entanto, como o primeiro colocado não venceu, o Rubro-Negro desperdiçou a chance de reduzir a desvantagem.
O Rubro-Negro não perdia desde o dia 22 de junho, quando também sofreu dura derrota, contra o Red Bull Bragantino, por 4 a 0, em Bragança Paulista. O time passou pelo mês de julho invicto, mas quebrou a boa sequência logo no segundo duelo de agosto.
De olho na quinta-feira (10), quando o Flamengo enfrentará o Olimpia (PAR), Jorge Sampaoli mandou a campo o time mesclado. Nomes como Wesley, Fabrício Bruno, Allan, Everton Ribeiro e Bruno Henrique iniciaram no banco de reservas. Além disso, Arrascaeta e Gabigol ficaram no Rio de Janeiro, cumprindo suspensão. A grande novidade foi o retorno de Pedro, depois de punição da diretoria, devido ao caso de indisciplina.
FLAMENGO SOFRE PRESSÃO NO PRIMEIRO TEMPO
A primeira chance perigosa do jogo aconteceu logo aos três minutos, e foi do Cuiabá. Pablo saiu jogando errado, pelo meio da zaga, e entregou no pé de Raniele. O meia chutou forte, e a bola passou raspando a trave de Matheus Cunha. O time mato-grossense seguia atacando. Antes dos 5′, foram três finalizações dos mandantes, as outras duas com Ceppelini e Fernando Sobral, defendidas pelo goleiro rubro-negro.
Depois do ‘abafa’ inicial do Cuiabá, o Flamengo conseguiu acalmar o jogo, conseguindo ficar mais tempo com a bola, na tradicional troca de passes da equipe rubro-negra, mas sem assustar o adversário. O Mengo só conseguiu finalizar aos 21 minutos, com David Luiz, de longe, para defesa tranquila de Walter. Os mandantes responderam na sequência, com Raniele, e Matheus Cunha mandou para escanteio.
A equipe rubro-negra sentia as várias modificações na escalação e não conseguia sair jogando, por conta da falta de entrosamento do time. O Cuiabá aproveitava os ‘presentes’ da defesa do Fla para atacar. Aos 34 minutos, Rikelme arriscou forte, para boa defesa de Matheus Cunha. O Flamengo sofria para passar do meio campo.
Aos 47 minutos do primeiro tempo, enfim, o Flamengo apareceu na área. Guillermo Varela cruzou da direita, Victor Hugo escorou para Pedro, que matou no peito de deu de bicicleta. Gerson quase conseguiu jogar para dentro do gol, arrancando o grito de ‘uuhh’ da torcida rubro-negra presente na Arena Pantanal. Nos 45 minutos iniciais, foram 12 finalizações do Cuiabá e apenas duas do Fla.
CUIABÁ SOBRA NO SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou como o primeiro, com pressão absoluta do Cuiabá. Porém, desta vez, com uma diferença: os mandantes conseguiram balançar as redes. Após cruzamento da esquerda, David Luiz tentou cortar de cabeça, mas a bola foi para trás e caiu nos pés de Matheus Alexandre. O lateral direito teve calma para dominar e abrir o placar, aos 30 segundos.
Pouco antes, no intervalo, Jorge Sampaoli havia mexido na equipe, com a saída de Ayrton Lucas, após sentir pancada no primeiro tempo. Sem Filipe Luis no banco, o treinador colocou Allan em campo, e Thiago Maia teve de ser deslocado para a lateral esquerda.
Melhor no jogo, o Cuiabá não demorou a ampliar. Aos oito minutos, Clayson fez rápida tabela com Deyverson, passou com facilidade por Varela, entrou na área e deslocou Matheus Cunha. Dois a zero para o time da casa. Após o gol, Jorge Sampaoli chamou Bruno Henrique e Wesley para entrarem no duelo. A dupla ocupou as vagas de Everton Cebolinha e Varela.
O Flamengo quase conseguiu descontar aos 18 minutos do segundo tempo. Em jogada individual, Luiz Araújo mandou a bola no ângulo direito do gol do Cuiabá, mas Walter fez grande defesa, jogando a bola para escanteio. Porém, com o placar favorável, os mandantes se fecharam, dificultando as ações do Rubro-Negro.
Dono do jogo, o Cuiabá ainda ampliou. Wellington Silva recebeu pela direita, passou com facilidade por Allan na ponta direita, e achou Deyverson, livre, na pequena área, para empurrar para as redes com o gol vazio. O tento aconteceu aos 34 minutos do segundo tempo. Nos acréscimos, Pedro ainda perdeu grande chance de marcar, mas preferiu finalizar de calcanhar, e a zaga cortou. Depois, o Fla ‘desistiu’ da partida, e o Cuiabá apenas administrou.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Flamengo entra em campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Maracanã. O embate é válido pela 19ª rodada da competição, a última do primeiro turno. Antes, na quinta-feira (10), o Rubro-Negro vai ao Paraguai, para a volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, diante do Olimpia (PAR), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção. Como venceu na ida, um empate garante o Fla nas quartas.
Com informações do Coluna do Flamengo***