1 de setembro de 2025
DestaquesMundo

China propõe nova governança global em cúpula da OCX com líderes internacionais

O encontro ainda destacou iniciativas econômicas, como o Cinturão da Rota da Seda, e anunciou ajudas financeiras aos membros da OCX.

O presidente da China, Xi Jinping, apresentou nesta segunda-feira (1º) a proposta da Iniciativa de Governança Global (IGG), considerada um possível embrião de uma nova ordem mundial. O anúncio ocorreu durante encontro da Organização para Cooperação de Xangai Plus (OCX) em Tianjin. A reunião teve a participação de 20 líderes de países não ocidentais, incluindo Vladimir Putin, da Rússia, e Narendra Modi, da Índia.

Xi Jinping afirmou que a governança global enfrenta desafios devido à “mentalidade da Guerra Fria, hegemonismo e protecionismo”, ressaltando que o mundo atravessa um período de turbulência e transformação. Segundo ele, é necessário manter o compromisso com a coexistência pacífica e fortalecer a cooperação vantajosa para todos.

Durante a cúpula, Xi detalhou cinco princípios da nova governança global:

  1. Igualdade soberana entre estados
  2. Respeito ao direito internacional
  3. Multilateralismo
  4. Abordagem centrada nas pessoas
  5. Adoção de medidas concretas.

Ele enfatizou que todos os países, independentemente de tamanho ou riqueza, devem ter participação igualitária nas decisões globais.

A proposta também surge em meio à guerra comercial dos Estados Unidos, que impôs tarifas elevadas a parceiros como a Índia. Xi Jinping criticou o unilateralismo, reforçando a necessidade de decisões internacionais baseadas em diálogo, consulta e cooperação.

O encontro ainda destacou iniciativas econômicas, como o Cinturão da Rota da Seda, e anunciou ajudas financeiras aos membros da OCX. O aporte é de US$ 280 milhões em assistência e 10 bilhões de yuans em empréstimos para bancos do bloco.

Reações de líderes internacionais

  • Vladimir Putin elogiou a proposta chinesa e defendeu que a OCX poderia assumir papel de liderança na criação de um sistema de governança global mais justo.
  • Narendra Modi destacou a retomada do diálogo positivo com a China, reforçando a cooperação bilateral em comércio, fertilizantes, espaço, segurança e cultura. A diplomacia chinesa ressaltou que o relacionamento entre Índia e China voltou a uma trajetória positiva, beneficiando a estabilidade regional e global.

O evento em Tianjin acontece às vésperas do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, com expectativa de 50 líderes mundiais no desfile militar de comemoração.

 

Leia mais

Polícias destroem helicóptero usado pelo narcotráfico em Juruá

Matheus Valadares

Marinheiro que atropelou idosa fatalmente no bairro São José estava alcoolizado

Matheus Valadares

Ex-ministro de Bolsonaro não consegue reverter punição por corrupção e tráfico de influência

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!