A forte chuva que atingiu Manaus nesta terça-feira (14) causou alagamentos e transtornos em várias zonas da capital. A Defesa Civil emitiu um alerta de risco no início da tarde devido à intensidade do temporal.
Algumas cenas do temporal chegaram a arrancar risadas, mesmo em meio ao caos. Moradores registraram, no bairro Santa Etelvina, um rato — apelidado de “Ratatouille” pelos internautas — tentando escapar do alagamento que já cobria os joelhos das pessoas, equilibrando-se sobre entulhos como um verdadeiro herói felpudo.
Enquanto alguns sorriam com a ousadia do roedor, a água continuava subindo e tornando ruas completamente intransitáveis. Na zona norte da cidade, a Avenida Francisco Queiroz, localizada no Conjunto Manoa, e a rua Apocalipse, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, ficaram intrafegáveis.
No entanto, a situação era séria. Na rua 10 de Julho, uma árvore caiu próxima ao Teatro Amazonas devido à ventania, sem registro de feridos. Diversos bairros também registraram falta de energia elétrica, afetando o dia a dia de moradores, segundo a Amazonas Energia, devido às descargas atmosféricas e rajadas de vento.
Por volta das 15h, a Defesa Civil emitiu um alerta sonoro de emergência nos celulares da população, colocando o município em estado de atenção. Todavia, o órgão segue monitorando as condições climáticas e reforça a necessidade de cautela em áreas de risco e vias alagadas.