O Amazonas enfrenta um período de chuvas intensas, o que aumenta significativamente o risco de transbordamentos de rios, alagamentos e enxurradas em áreas urbanas e rurais. Diante desse cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu, nesta quarta-feira (28/01), um alerta à população para a adoção de medidas preventivas. O objetivo é a redução do risco de doenças transmitidas por água contaminada.
Leptospirose é a principal preocupação
Entre os principais riscos neste período está a leptospirose, uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira. A contaminação ocorre, principalmente, por meio do contato da pele ou das mucosas com água ou lama contaminadas pela urina de roedores, especialmente ratos.
Mesmo pequenos cortes ou ferimentos na pele podem facilitar a entrada da bactéria no organismo. Portanto, isso torna o risco ainda maior durante enchentes e alagamentos, comuns no período chuvoso.
Orientações à população
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que a principal recomendação é evitar o contato com água de enchentes e lama.
“Pessoas que tiveram contato com áreas alagadas e apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares — principalmente nas panturrilhas — ou mal-estar, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde e informar ao profissional sobre essa exposição”, orientou.
Prevenção reduz riscos durante o período chuvoso
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, a informação e a prevenção são fundamentais para diminuir o impacto das doenças típicas desta época do ano.
“A adoção de medidas simples de proteção e a procura precoce por atendimento médico fazem toda a diferença na redução de casos e na gravidade das doenças associadas ao período chuvoso”, destacou.
Medidas de prevenção
Quando não for possível evitar o contato com áreas alagadas, a FVS orienta:
- Utilizar botas, luvas ou sacos plásticos bem vedados nos pés e nas mãos
- Manter alimentos e água potável protegidos
- Realizar a limpeza e desinfecção de ambientes atingidos por enchentes com água sanitária
- Reforçar o controle de roedores em residências e áreas próximas
A Fundação reforça que a adoção dessas medidas é essencial para reduzir o risco de contaminação e proteger a saúde da população durante o período de chuvas intensas no Amazonas.
