28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Cineclube de Arte apresenta sessões em dois dias neste fim de semana

(Foto: Divulgação)

Manaus – Nesta semana, o Cine Teatro Guarany apresenta duas exibições que prometem atrair amantes do cinema e da cultura regional. A primeira delas acontece na sexta-feira (20), às 18h30, com a exibição do documentário “A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu”, dirigido por Amino Vasconcelos. Já no sábado (21), o Cineclube de Arte recebe a mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.

“A Lenda do Anselmo: O Encantado do Rio Maués-Açu” teve seu lançamento em agosto e já soma mais de 42 mil visualizações no YouTube. O documentário resgata a história de Anselmo, uma figura mítica da cidade de Maués, no Amazonas, pouco conhecida pelas gerações mais jovens.

Amino Vasconcelos, diretor da obra e também músico e compositor, compartilha a importância desse projeto: “O documentário traz de volta uma lenda que os mais antigos conhecem bem, mas que hoje é pouco falada. Queremos mantê-la viva, não só para o público local, mas para o mundo todo”, justifica. O filme, com classificação indicativa livre, será exibido das 18h30 às 19h30, e a entrada é gratuita.

O diretor realçou sua felicidade em poder falar sobre a figura mítica de Anselmo por meio do seu projeto, fazendo com que novas gerações também conheçam sua história. “É uma grande alegria poder eternizar essa história por meio do documentário e compartilhar com um público mais amplo”, comemora.

A exibição desta sexta-feira é uma oportunidade para o público manauara conhecer mais sobre o folclore e as tradições de Maués, promovendo a cultura amazônica e incentivando o resgate de histórias locais. “Convidamos todos para estar conosco e vivenciar essa narrativa tão rica”, completou Amino.

‘Medrosos Anônimos’

Além do documentário de Amino, o Cineclube de Arte seguirá sua programação no sábado (21/09), com a exibição da mostra “Medrosos Anônimos e Outros Curtas da Lei Paulo Gustavo de Cinema”, das 18h30 às 20h, também no Cine Teatro Guarany.

O evento é voltado para maiores de 12 anos e contará com curtas de diversos diretores. Entre os curtas que serão exibidos estão “Medrosos Anônimos”, dirigido por Ramoniel Gomes, que explora o medo de forma poética e divertida, e “Agatha”, de Doug Henrique, um drama sensível que trata de relações familiares.

Outros destaques incluem “FlorZinha”, de Z Leão, e “Sementes da Sabedoria”, de Adria Vasconcelos, curtas que variam em temática, mas compartilham a qualidade e a diversidade da produção cinematográfica local.

As sessões são uma excelente oportunidade para quem deseja apoiar o cinema independente e se aproximar das histórias e narrativas amazônicas, tanto através das lendas do passado, como no caso do documentário de Anselmo, quanto nas questões contemporâneas abordadas pelos cineastas regionais.

Com essa rica programação, o Cineclube reafirma seu compromisso de promover a produção audiovisual independente e o cinema como ferramenta de preservação cultural e conscientização.

 

 

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais