9 de janeiro de 2026
DestaquesPolícia

Collor é alvo de operação contra esquema de propina no Ibama

O senador Fernando Collor (Pros-AL) é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta quarta-feira (21), que investiga um suposto esquema que envolveria o pagamento de vantagens indevidas para fins de intervenção no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Batizada de O Quinto Ato, a ação cumpre mandados em Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e São Paulo (SP).

A investigação em questão é um desdobramento da Operação Politéia, deflagrada pela Polícia Federal em 2015, ocasião em que foi identificado que bens de luxo, pertencentes ao parlamentar federal, teriam sido pagos com a utilização de recursos decorrentes de vantagens indevidas recebidas de empresários que tinham interesse em sua atuação política em órgãos federais.

Especificamente nesta investigação, Collor é suspeito de ter recebido propina para atuar junto ao Ibama na liberação de licença para a construção do porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA, no Estado do Paraná. O suposto esquema, segundo a PF, operou de 2014 a 2015.

Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, e também foi determinado o bloqueio de valores financeiros. Procurada, a defesa do senador disse estar se inteirando da acusação para se pronunciar.

Leia mais

BBB 26: conheça os candidatos da Casa de Vidro da Região Norte

Matheus Valadares

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual no Conjunto Manoa

Matheus Valadares

Palmeiras avalia Thiago Almada, mas rejeita valores pedidos pelo Atlético de Madri

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!