28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Colômbia acha pegadas na mata e usa voz de avó para localizar crianças

Crianças desapareceram em área de mata densa

As buscas pelas quatro crianças desaparecidas na selva amazônica, dentro do território da Colômbia, entraram no 18º dia nesta sexta-feira (19).

Três crianças, de 4, 9 e 13 anos, e um bebê de 11 meses não foram localizados depois que o avião de pequeno porte em que viajavam caiu na floresta, na província de Caquetá.

Os três adultos a bordo morreram, e os corpos foram resgatados hoje.

Na noite de quinta-feira (18), os mais de cem militares que fazem buscas na região em que a aeronave foi encontrada identificaram pegadas que seriam das crianças. Um helicóptero do Exército sobrevoa a mata com uma gravação feita pela avó das crianças na língua nativa delas. Na mensagem, ela pede ao grupo que não avance pela selva e pare onde estiver.

O avião — um Cessna 206 — transportava sete pessoas na rota entre Araracuara, na província de Amazonas, e San José del Guaviare, cidade da província de Guaviare, quando emitiu um alerta de socorro devido a uma falha no motor. O acidente aconteceu na madrugada de 1º de maio.

Assista ao vídeo com a gravação de voz da avó:

 

Recuo de presidente

Ontem, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, protagonizou uma situação embaraçosa no caso. Depois de afirmar que as crianças tinham sido encontradas com vida, Petro recuou, apagou um tuíte com o anúncio e disse que os menores não haviam sido localizados. Ele também lamentou o erro.

“Decidi excluir o tuíte porque as informações fornecidas pelo ICBF [Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar] não puderam ser confirmadas. Sinto muito pelo que aconteceu. As Forças Armadas e as comunidades indígenas continuarão em sua busca incansável para dar ao país a notícia que tanto espera”, começou. “Neste momento, não há outra prioridade senão avançar com a busca até encontrá-las. A vida das crianças é o mais importante”, completou.

Foto: Divulgação/Exército da Colômbia/AFP

As três crianças — de 4, 9 e 13 anos de idade — e o bebê de 11 meses que supostamente sobreviveram a uma tragédia aérea e resistem, há 17 dias, na selva amazônica na Colômbia contam com a ajuda do cão Ulises, especialista em salvamentos. O animal pertence às Forças Armadas do país da América do Sul, que fez até uma homenagem ao animal nas redes sociais. Até agora, os menores seguem desaparecidos.

*R7

Leia mais

Bolsonaro indiciado: saiba quais foram os crimes do ex-presidente apontados pela PF

Marcilon Souza

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais