24.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
DestaquesMundo

Colômbia prende o principal fornecedor de cocaína do PCC

Apontado como o principal fornecedor de cocaína à facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC), o traficante Hugo Orlando Sánchez Jiménez, conhecido como Romário, foi preso pela Polícia Nacional da Colômbia, em Medellin. A informação foi divulgada neste domingo (20) pelo jornal colombiano El Tiempo.

Natural de Ibagué, no departamento de Tolima, no centro-oeste da Colômbia, Jiménez é acusado de coordenar a produção de grandes quantidades de cocaína em países como Bolívia, Peru e Colômbia. A droga produzida nesses países era enviada por aviões particulares e por transporte terrestre para depósitos em São Paulo, de onde seguia em contêineres para Europa e África.

Jiménez é considerado parceiro da facção brasileira desde 2011, quando uma operação internacional contra o tráfico de drogas prendeu 61 pessoas e apreendeu 4,2 toneladas de cocaína e 5,2 toneladas de maconha. Segundo o El Tiempo, a atual prisão dele foi feita por meio de uma cooperação internacional entre Colômbia e Brasil.

Hugo já tinha sido alvo de uma portaria, editada em 2019 pelo então ministro da Justiça e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que determinou a expulsão do traficante do Brasil. Na época, Moro impediu o reingresso do criminoso no país pelo período de 37 anos e quatro meses a partir da saída dele.

Leia mais

Grupo de motoqueiros é indiciado por ataque violento a agente da Polícia Federal

Matheus Valadares

Flamengo vence o Deportivo Táchira e quebra jejum

Matheus Valadares

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por apagão na cidade

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>