25.3 C
Manaus
17 de maio de 2024
CidadeDestaques

Com projetos de qualidade a obras de impacto, Prefeitura de Manaus melhora desempenho urbanístico em 2023

Foto: Divulgação

Com um grande investimento na criação de novas áreas públicas na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio dos projetos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), soma mais de 162 mil metros quadrados de área com espaços acessíveis à população, visitante e turistas, que garantem o desempenho urbanístico da cidade em 2023.

Na gestão do prefeito David Almeida, Manaus está dobrando o número de grandes espaços públicos de referência na cidade, passando a contar com o complexo de São Vicente (mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico), no Centro, e com o parque Amazonino Mendes, além da obra mais recente, o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na zona Leste, cuja ordem de serviço foi assinada em 2023.

“Estamos na fase final das obras do ‘Nosso Centro’ para a entrega, no primeiro semestre, do mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e casarão Thiago de Mello, e no segundo semestre, o píer turístico. São obras impactantes no Centro, no processo de reabilitação do espaço. São intervenções que já tem mais de 11 meses, obras bem-feitas e que vão mudar a realidade do Centro de Manaus. E outros projetos estão vindo”, comentou Valente.

Fazendo uma retrospectiva, a capital ganhou a Casa de Praia Zezinho Corrêa, um dos novos espaços projetados e seguindo tendência no Brasil e internacionalmente, inaugurado em maio do ano passado. Convertido em um espaço multiuso, com foco no lazer, turismo, negócios, artesanato e gastronomia, o local possui uma área construída de 1.650 metros quadrados.

Aberto ao público gratuitamente, o espaço é sucesso de shows e apresentações às margens do rio. A casa é lugar de encontro e entretenimento com uma das melhores vistas para a natureza e pôr do sol, cercada por um calçadão de pedras portuguesas com desenhos e mosaicos.

“A Casa de Praia é um sucesso na Ponta Negra, assim como também é um sucesso a primeira etapa do parque Amazonino Mendes. Para nós, que trabalhamos no projeto, que segue em obras na segunda etapa, é uma felicidade poder oferecer à população das zonas Norte e Leste o primeiro parque linear urbano, onde crianças, jovens, idosos e até animais de estimação convivem num espaço apropriado. E antes, naquela mesma margem de igarapé, só se via uma área degradada, sem uso e servindo de lixeira”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

A etapa inaugurada do parque Amazonino Mendes tem cerca de um quilômetro de extensão, composta por quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, estacionamento, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

O novo complexo segue com as outras duas etapas em construção, uma de um conjunto habitacional para 180 unidades e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs); e outra com estrutura urbana cênica amazônica, interativa e lúdica, com brinquedos em grande escala, incluindo áreas molhadas.

Encontro

Dezoito anos depois de o arquiteto premiado Oscar Niemeyer ter colocado no papel, em curva para o concreto, a estilização do que enxergava na Amazônia, do encontro dos rios, a prefeitura licitou em 2023 e está iniciando as obras para a construção do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, na avenida Desembargador Anísio Jobim, nº 20, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

O local é um dos melhores lugares da cidade para se avistar o fenômeno do encontro dos rios Negro e Solimões. O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos durante a obra, conciliando urbanização e o meio ambiente na Amazônia.

A ideia do prefeito David Almeida é dar para Manaus projetos e obras que são lugares onde as pessoas se sentem em casa.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais