Um espaço que estava há dez anos sem receber melhorias acaba de ser entregue à população de Manaus completamente revitalizado. O Parque Urbano Desembargador Paulo Jacob, localizado no Centro, reabriu as portas nesta quinta-feira (16/07) em cerimônia com a presença do governador Wilson Lima. Este é o sexto espaço público do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) reformado pelo Governo do Estado nas zonas sul e oeste da capital.
Na reinauguração, o governador frisou a importância do espaço para as famílias do entorno. “Esse é um parque que desde 2010, quando foi inaugurado, não tinha nenhum tipo de reforma, e a gente conseguiu isso junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Esse parque revitalizado é importante porque valoriza essa área, dá dignidade, dá respeito para quem mora aqui”, afirmou.
Maria Auxiliadora mora há 15 anos em frente ao parque e destacou a atenção do Estado para com o local, que também receberá reforço no policiamento. “Agora a praça está linda, dá orgulho. Agora as quadras estão maravilhosas e está tudo arrumado, mas antes ficou tudo quebrado, os ladrões arrancaram desde a lixeira. Levaram tudo, as lâmpadas, levaram tudo que podiam”, comentou a moradora.
Fortalecimento – A reforma dos parques urbanos do Prosamim foi anunciada em 2019 pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de devolver importantes espaços públicos à população da capital.
Segundo o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, os projetos de revitalização fazem parte do fortalecimento institucional do Prosamim. O objetivo é contribuir operacionalmente com os órgãos da Prefeitura de Manaus, que passa a ser responsável pela administração dos parques após as entregas.
“Ao longo do tempo, os investimentos aplicados nos parques urbanos do Prosamim, por falta de um diálogo institucional com a Prefeitura, foram sendo degradados. No ano passado, sabedor desse problema, o governador Wilson Lima determinou que abríssemos o diálogo tanto com o Implurb, órgão da Prefeitura que vai tomar conta dos parques, quanto com o BID, para buscar recursos para financiamento da revitalização”, explicou Campêlo.
Estrutura – O Parque Urbano Desembargador Paulo Jacob foi construído sobre o Igarapé de Manaus e promoveu o resgate urbanístico de uma área alagadiça, onde havia ocupações irregulares, acúmulo de lixo, falta de saneamento básico, além do perigo das enchentes.
A reforma incluiu serviços de pintura, readequação de quiosques, reforma do pavimento e banheiros, instalação/substituição de gradeamento, plantio de 300 mudas e serviços de iluminação. Também foram implantados playgrounds infantis e as quadras esportivas passaram por revitalização.