22 de abril de 2025
CidadeDestaques

Com rio na cota de 25m e intensas chuvas na região, Prefeitura alerta para horários de banho na praia da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus reforça segurança na praia da Ponta Negra para prevenir afogamentos e garantir o bem-estar dos banhistas.

No Brasil, este fim de semana marca o encerramento do verão. No entanto, no Amazonas, a previsão do tempo indica alerta para temporais. Faça sol ou chuva, a praia do complexo turístico Ponta Negra continua sendo um dos destinos mais procurados de Manaus para lazer. Com a cota do rio Negro em 25,08 metros até ontem, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça, portanto, as orientações de prevenção e segurança para os frequentadores do balneário.

Normas e Segurança no Balneário

Além disso, a Prefeitura destaca a importância de respeitar as normas do local e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM). Esse cordão delimita a área segura para os banhistas. Ademais, recomenda-se atenção ao horário de banho, permitido até as 17h, e cuidado especial com crianças e o consumo de bebidas alcoólicas.

Por outro lado, equipes de segurança, incluindo a Guarda Municipal com ciclopatrulha, a Polícia Militar e os bombeiros, monitoram a praia e garantem a segurança dos banhistas até as 17h, além de proteger o patrimônio do complexo. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também intensifica a limpeza do calçadão e da praia.

Prevenção de Afogamentos

O cabo Evandro, salva-vidas do CBAM, ressalta a importância de seguir as regras do parque para evitar afogamentos.

“Respeite a sinalização da área de banho na praia da Ponta Negra. Não entre na água fora do horário permitido, não delegue o cuidado com seus filhos e não superestime sua capacidade de nadar. Em síntese, seguir as regras é essencial para a segurança de todos”, afirmou o cabo.

Dados de Afogamentos

Por fim, os salva-vidas estão presentes para prevenção e resgate, se necessário. Nos últimos anos, o CBAM registrou 121 mortes por afogamento em todo o Amazonas. Em 2024, em Manaus, foram 9 vítimas fatais, sendo 8 homens e 1 mulher.

 

Leia mais

Hospitalizado, Bolsonaro nega envolvimento em plano de assassinato e crise política

Matheus Valadares

Justiça decreta prisão de homem que atacou mulher após saída de show em Manaus

Matheus Valadares

Mulher mata o próprio marido a facadas em Barreirinha, no interior do AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!