12 de setembro de 2025
DestaquesEconomia

Com rublo em queda, Rússia tenta punir empresas ocidentais

paper Russian ruble banknotes five thousandth top view closeup

A economia russa sente um impacto cada vez maior das últimas rodadas de sanções dos países ocidentais, com a desvalorização do rublo e o temor de alta dos preços. Para conter a sangria, o governo russo decidiu impor restrições temporárias à saída de bens do país.

– Um projeto de decreto presidencial foi preparado para introduzir restrições temporárias à saída [de investidores estrangeiros] dos ativos russos para permitir que as empresas tomem decisões lúcidas, e não sob pressão política – disse o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin.

A medida anunciada pelo premiê se segue aos anúncios feitos por grandes empresas estrangeiras, incluindo a BP e a Shell, de que estavam se retirando da Rússia. O governo parece esperar que, com isso, essas empresas acabem mudando de opinião.

O movimento também parece ter como objetivo impedir a fuga de capitais em um momento em que as sanções têm prejudicado o acesso do Banco Central às suas reservas cambiais.

O Banco Central também ordenou o congelamento de todos os pagamentos de dividendos por empresas russas no exterior.

A Mastercard e a Visa anunciaram na segunda-feira (28) que deixariam de servir as transações dos bancos russos bloqueados, e a Disney anunciou que interromperia a distribuição de seus últimos filmes na Rússia.

Em questão de semanas, a Rússia passou de uma lucrativa aposta na alta dos preços do petróleo para um mercado que afugenta investidores.

O sistema de pagamentos Swift disse que está apenas esperando a lista de bancos que devem ser desconectados de seu sistema de mensagens financeiras à medida que as sanções forem sendo implementadas.

Com o mercado de ações de Moscou fechado pelo segundo dia nesta terça-feira (1), o bilionário russo Mikhail Fridman, que foi sancionado pela União Europeia, alertou que a saída de ativos russos poderia ser difícil mesmo sem a proibição temporária.

– Não acho que seríamos capazes de vender ativos na Rússia agora porque não há compradores no momento – disse Fridman a repórteres em Londres.

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!