O comerciante Dejacy Barbosa da Silva foi preso, na terça-feira (16), por estelionato e posse ilegal de arma de fogo. A prisão ocorreu no município de Ipixuna, a 1.367 quilômetros de Manaus.
As investigações da Polícia Civil apontam que Dejacy explorava a vulnerabilidade das vítimas para se apropriar dos benefícios governamentais delas.
Conforme o delegado Antônio Lino, da 67ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Ipixuna, o homem oferecia assistência ao grupo de indígenas para sacar dinheiro no banco.
No entanto, com os cartões e senhas das vítimas, ele retirava o valor total dos benefícios e entregava apenas uma parte aos indígenas.
Além de se apropriar do dinheiro, Dejacy também realizava empréstimos no nomes das vítimas.
“Com base nas informações obtidas durante a investigação, solicitamos um mandado de busca e apreensão na casa de Dejacy, onde encontramos uma arma de fogo, além dos cartões e senhas das vítimas”, disse.
Outros seis mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, e outras pessoas estão sendo investigadas por participação no esquema.
Dejacy Barbosa da Silva foi acusado de posse ilegal de arma de fogo e estelionato e permanecerá à disposição da Justiça.