O comerciante Adeilson Duque Fonseca, também conhecido como ‘Bacana’, será julgado pelo Tribunal do Júri Popular de Manaus pela morte do sambista Paulo Juvêncio de Melo Israel, o Paulo Onça. O juiz Fábio César Olintho de Souza, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, tomou a decisão nesta quinta-feira (9).
O crime ocorreu em 5 de dezembro de 2023, após uma colisão entre os veículos de ambos na rua Major Gabriel, Zona Sul da capital. Câmeras de segurança registraram que o músico avançou o sinal vermelho antes do impacto.
Em seguida, Adeilson desceu do carro e iniciou as agressões, deixando o sambista inconsciente. Paulo Onça ficou internado em estado grave e morreu cinco meses depois.
A Justiça manteve a acusação de homicídio qualificado, com agravantes de motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O juiz destacou que as imagens e depoimentos de testemunhas sustentam o envio do caso ao júri popular.
Atualmente, Adeilson responde ao processo em liberdade, com tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares.
O sambista
Paulo Onça, de 63 anos, foi compositor e parceiro de nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Leci Brandão e Exaltasamba, sendo reconhecido por sua contribuição ao samba brasileiro.