28.2 C
Manaus
28 de junho de 2026
Amazonas

Comícios influenciaram aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas, diz FVS

Manaus/AM – Com o início da campanha eleitoral, aumentaram os casos de Covid-19 no interior, e muitos pacientes foram removidos para hospitais de Manaus. A informação foi divulgada pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, em coletiva de imprensa na sede do Governo do Amazonas, Zona Oeste, nesta terça-feira (27).

“Alguns estão indo a óbito, principalmente quem se expôs em comícios, passeatas e andanças, ou que tiveram contato com pessoas que frequentaram esses lugares”, explicou. “Estamos vendo pessoas aglomeradas. A maioria não usa máscaras nesses eventos”.

Rosemary ressaltou que, em setembro, a FVS enviou recomendação ao junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e fez uma consulta junto ao órgão sobre medidas para coibir aglomerações. A Defensoria Pública do Estado (DPE), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) também recomendaram que as reuniões ocorressem dentro das restrições.

Na entrevista, o secretário estadual de Saúde Marcellus Campêlo anunciou medidas para desafogar a demanda no Hospital 28 de Agosto, como a transferência de pacientes para abertura de leitos e a realização de 180 cirurgias ortopédicas no período noturno.

Na última sexta-feira (23), o hospital foi vistoriado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) após denúncia de superlotação no local.

“Existe um protocolo estabelecido em toda a rede de saúde. O quinto andar do hospital é destinado aos pacientes com a doença. Na sala rosa são levados os suspeitos para diagnóstico; em caso de confirmação, ele é transferido para o Delphina ou, se houver vaga, permanece no 28 de agosto”, explicou.

“No sábado, começamos a encaminhar pacientes para abrir leitos no 28 e fazer cirurgias ortopédicas no período noturno”, acrescentou. Cerca de 180 procedimentos serão realizadas para abrir vagas em leitos do hospital.

No Delphina Aziz, 60% dos leitos estão ocupados por pessoas em fase de recuperação de sequelas da Covid-19, como diabéticos e pacientes renais, alguns hospitalizados há mais de quatro meses. De acordo com o governador Wilson Lima, a terceira fase do plano de contingência já foi acionada em caso de necessidade de ampliação da estrutura.

Leia mais

Roberto Cidade entrega 28 toneladas de alimentos no Festival de Parintins para famílias em situação de vulnerabilidade

Matheus Valadares

Recusa de embarque de idosa gera revolta e tumulto em porto de Jutaí

Matheus Valadares

Governo do Amazonas reforça estrutura de saúde com mais de 1,6 mil profissionais para o Festival de Parintins

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais