30.3 C
Manaus
12 de setembro de 2025
Política

Comissão Especial vai decidir nesta sexta parecer sobre pedido de impeachment de Wilson Lima

A Comissão Especial do impeachment foi convocada para reunião nesta sexta-feira (31) onde vão votar decidir se aceitam ou não o pedido de afastamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida (PTB). Os 17 membros da comissão irão analisar o relatório apresentado pelo deputado Francisco Gomes (PSC), que pediu o arquivamento do pedido inocentando o governador e vice das acusações dos crimes de responsabilidade.

O relatório foi apresentado nesta quinta-feira (30) e a presidente da Comissão Especial, deputada Alessandra Campêlo (MDB) convocou a reunião para amanhã.

A decisão de realizar a votação do relatório em menos de 24 horas foi criticada pelo deputado Wilker Barreto (Podemos). “Precisamos ter tempo para ler e debruçar num relatório de impeachment que estava pré-agendado para acontecer na próxima segunda-feira. Se essa votação acontecer amanhã, vai soar muito mal para a sociedade. Sou contra este açodamento”, frisou o deputado.

A deputada Alessandra disse que sexta-feira é um dia de trabalho comum para os parlamentares e que não há problema em realizar a votação. Ela não justificou o motivo de adiantar a votação que estava programada para ocorrer na próxima segunda-feira (3).

Após a votação do relatório

Em até 48 horas após a publicação do parecer da Comissão Especial, o documento será incluído na Ordem do Dia e discutido no Plenário da Aleam. Cinco representantes de cada partido ou bloco partidário poderão falar, durante uma hora, sobre o parecer. Após a discussão e votação nominal aberta, o processo poderá ser arquivado ou recebido. O quórum para deliberação é de maioria simples.

Leia mais

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Eduardo Braga garante isenção de impostos para mototaxistas, taxistas e fretistas na Reforma Tributária

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro critica condenação de Jair Bolsonaro e ataca Alexandre de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!