25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Comissão fiscaliza as medidas sanitárias para o retorno às aulas presenciais

Em visita de fiscalização ao cumprimento das medidas sanitárias propostas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o retorno às aulas presenciais, no próximo dia 10 de agosto, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), verificou nas Escolas Frei Mário Monacelli e Roderick Castelo Branco (Zonas Leste/ Norte), a execução dos serviços de adaptação para prevenir o contágio da Covid-19.

A inspeção realizada na tarde desta terça-feira (4) contou com a participação do deputado Sinésio Campos (PT), vice-presidente da Comissão de Educação, da deputada Alessandra Campêlo (MDB), do secretário Luis Fabian, da secretária da capital, Arlete Mendonça e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam).

Therezinha disse que é função da Comissão acompanhar o serviço de adaptação das escolas, para saber se atende as recomendações das instituições de Saúde, visando a proteção da vida dos alunos, dos professores e dos demais servidores da comunidade escolar.

“Observamos que as condições são adequadas, com a instalação de pias, de dispenser de álcool em gel, cestos de lixo, de cartazes indicativos de distanciamento e de orientações preventivas”, constatou.

De acordo com Therezinha Ruiz, a retomada das aulas no próximo dia 10, para as turmas do ensino médio, visa resgatar o ano letivo, evitando perdas para os alunos, levando também em consideração a queda no número de casos de Covid-19 em Manaus.

Na avaliação da deputada, para que o retorno ocorra com responsabilidade, é preciso oferecer as condições de segurança. As atividades, segundo ela, serão monitoradas para que em caso de comprovação de riscos der contágio da doença, as aulas sejam suspensas.

“Nessa situação, naturalmente terá que haver um recuo, para se reavaliar também o retorno dos alunos do ensino fundamental, previsto para o dia 24 de agosto, porque é preciso preservar a saúde de professores e alunos”, ressaltou.

Na visita às escolas, a deputada observou a instalação de pias, de bebedouros com copos descartáveis, a disponibilização de álcool em gel e demais recomendações.

Constam nos protocolos da Seduc, serviços de desinfecção de banheiros, de salas de aula e demais dependências das escolas, de aferição da temperatura corporal, normas de higiene para lavar as mãos e uso de álcool em gel, de máscaras, além da utilização de EPIs para os professores e demais servidores.

As turmas de alunos serão divididas em dois blocos, que se revezarão em sala de aula, diminuindo assim o número de pessoas circulando nas escolas. No contraturno os estudantes terão aulas em casa, através do programa on-line que iniciou em abril, com transmissão de conteúdos por plataformas digitais.

Therezinha Ruiz defende que haja um esforço no cumprimento do calendário com as 800 horas/aula, a fim de evitar prejuízos para os alunos.

A deputada disse ainda que a Comissão de Educação acompanhará o retorno às salas de aula com o objetivo de contribuir para que as atividades ocorram com segurança para alunos e professores.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais