25.3 C
Manaus
31 de julho de 2025
CidadeDestaques

Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da prefeitura apresenta nova etapa do ‘Nosso Centro’ e lança seminário participativo

Manaus lança a segunda etapa do projeto "Nosso Centro" e anuncia seminário para melhorias.

Quase um ano após a inauguração das primeiras obras de reabilitação do centro histórico, a Prefeitura de Manaus apresentou, nesta terça-feira, 18/3, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Manaus), na zona Centro-Sul, alguns projetos da segunda etapa do “Nosso Centro”. Além disso, lançou o 1º seminário de sensibilização, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril, para apontar problemas e soluções para o território da capital.

A reunião foi liderada pelo Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios de Manaus (CMAN), da Prefeitura de Manaus, sob comando do secretário de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire. Também contou com uma apresentação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), feita pelo diretor-presidente Carlos Valente, para secretários municipais e convidados da CDL.

“Este é o início de um trabalho sob comando do prefeito David Almeida, em parceria com entidades de lojistas, comércio e sociedade civil organizada. Nosso objetivo é traçar um plano de ação e investimentos para os próximos quatro anos, buscando melhorar o ambiente de negócios do Centro de Manaus”, comentou Valente.

O diretor-presidente do Implurb convidou a todos para participarem das discussões e apresentarem propostas estruturantes. “No seminário, apresentaremos nossos programas, projetos, realizações e mudanças. Além disso, traremos o case de Recife (PE), com técnicos e especialistas. Com os debatedores, mediadores e participantes, construiremos um documento para nortear ações de curto, médio e longo prazos”, completou.

Para Clécio Freire, o encontro foi positivo, pois permitiu a exposição do “Nosso Centro” pelos secretários, já com diretrizes da segunda etapa em andamento. “Trocamos informações, recebemos ideias e sugestões para que o protagonismo do Centro seja contínuo e inovador. Esperamos que, no seminário, todos possam contribuir para Manaus”, disse.

CDL Manaus

Essa foi a primeira reunião do ano do Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios, com o “Nosso Centro” como tema prioritário. O foco é integrar governo, lojistas e empresários dos setores de comércio e serviços. “Queremos mostrar como pequenos detalhes da rotina impactam diretamente no bem-estar da população, dos comerciantes e frequentadores do Centro. Por isso, buscamos a integração da prefeitura, sob comando do prefeito David Almeida”, afirmou o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.

Durante a reunião, Assayag apresentou projetos para a requalificação de uma área chamada de “miniCentro”. Essa área concentra os terminais de ônibus e inclui uma proposta para a construção de um novo porto da Manaus Moderna, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do governo federal.

No projeto do Dnit, o foco é modernizar o sistema de transporte de passageiros e cargas na região Norte. O objetivo é criar um terminal portuário contemporâneo, eficiente e seguro. Assim, a construção do novo porto visa transformar a infraestrutura local, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, cultural e social do Norte.

Cultura

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) é responsável por um dos grandes eixos do “Nosso Centro”, levando ao território “Mais Vida” e “Mais História”. O diretor-presidente, Jender Lobato, destacou que o órgão se integra com outras secretarias para reabilitar e desenvolver o Centro.

“A determinação da gestão David Almeida é promover mais reativações. Desde 2021, o programa já inaugurou o mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e largo de São Vicente. Além disso, na segunda etapa, teremos o Museu do Basa e o Centro de Arqueologia da cidade, já pronto, mas ainda não ativado”, explicou Jender Lobato.

O diretor-presidente da ManausCult adiantou que algumas ativações já estão em curso. Por exemplo, há o funcionamento de uma feira aos finais de semana na praça Dom Pedro II. “Além disso, temos o maior festival de artes integradas do Brasil, o #SouManaus. É um evento grandioso, com mais de 63 mil metros quadrados de atividades, shows e performances ao ar livre. Estamos prontos para receber turistas durante o feriado da Semana da Pátria”, disse Jender Lobato.

Segundo Estágio

A segunda etapa do “Nosso Centro” inclui projetos como a ampliação do Polo Digital e do Polo de Gastronomia Criativa, além do Museu do Porto e do Museu da História das Olímpiadas. Também prevê o retorno de um trecho do antigo bondinho, entre outras iniciativas. O seminário será uma oportunidade para discutir os principais problemas do Centro de Manaus. O objetivo é consolidar um programa de melhorias com o envolvimento do poder público, da iniciativa privada e de outros atores.

Participaram da reunião as secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) e de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) e do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).

Leia mais

Mulher que diz ter ‘puxado cadeia’ agride estudantes e leva ripadas em Manacapuru

Matheus Valadares

Homem que dopava filha e neta para estuprá-las é preso no bairro São José

Matheus Valadares

VEJA: Homem é perseguido na comunidade Parque São Pedro e executado na frente do filho

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!