Ação da Prefeitura
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta quarta-feira, 2/4, a limpeza e desobstrução das alas de igarapé. O trabalho acontece na rua Padre José Nestor, na comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte. Além disso, ocorre na rua São Lucas, no bairro Crespo, zona Sul. Simultaneamente, a equipe também executa a limpeza da via.
Mobilização das Equipes
Desde as primeiras horas do dia, equipes da Seminf estão distribuídas pela cidade. Isso ocorre conforme a determinação do prefeito David Almeida para realizar a limpeza e desobstrução das caixas coletoras, além da recuperação da rede de drenagem profunda. Dessa forma, busca-se minimizar os impactos das chuvas. No entanto, o lixo continua sendo um grande problema. O descarte irregular obstrui a passagem da água e, consequentemente, provoca alagamentos. Mesmo assim, os serviços seguem para atender a população, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Remoção de Resíduos
Com o apoio de uma retroescavadeira, a equipe remove lixos descartados irregularmente nas alas do igarapé da comunidade Jesus Me Deu. Entre os resíduos encontrados, destacam-se sacolas plásticas, utensílios domésticos e garrafas PET.
Agradecimento da Comunidade
Por outro lado, o líder comunitário Sidney Ribeiro, 47 anos, solicitou os serviços e foi atendido pela prefeitura. “Em nome da comunidade Jesus Me Deu, quero agradecer à Prefeitura de Manaus. Pela manhã, tivemos uma chuva forte e, prontamente, a equipe da Seminf veio nos atender. Esse serviço, sem dúvida, beneficiará cerca de 500 famílias. Por isso, agradecemos ao prefeito David Almeida e ao vice Renato pelo atendimento”, declarou o morador.
Limpeza na Zona Sul
Enquanto isso, equipes do distrito de obras da zona Sul atuam na limpeza da rua São Lucas, no bairro Crespo. A área sofreu alagamentos devido às fortes chuvas. Além disso, o descarte irregular de lixo no igarapé da rua Magalhães Barata agravou a situação. Esse igarapé corta diversas ruas do bairro, obstruindo a rede de drenagem e, assim, intensificando os alagamentos.
Impacto no Comércio
Nesse sentido, o comerciante Thiago Costa, 34, relata que o descarte irregular e a obstrução dificultam o acesso dos moradores. “Quando alaga, ninguém consegue trafegar. Os clientes não vão ao comércio e, como resultado, a sujeira toma conta das ruas. A situação é difícil, e o lixo jogado de forma errada é a principal causa. No entanto, com a limpeza da prefeitura, a situação deve melhorar bastante”, afirmou o comerciante.