26.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
Amazonas

Compaj reinicia projeto de remição pela leitura suspenso por conta da pandemia da Covid-19

O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR 174 (Manaus-Boa Vista), reiniciou as atividades do projeto de “Remição pela Leitura” nesta quarta-feira (29/07). No momento, 168 reeducandos estão inseridos no projeto, que possibilita remir quatro dias da pena a cada livro lido e avaliado.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada entenderam a necessidade do retorno do projeto na unidade de regime fechado, objetivando diminuir o ócio e possibilitando o crescimento intelectual por meio da literatura.

“Estamos fazendo tudo com segurança e responsabilidade, de forma a não gerar risco à saúde dos internos ou dos colaboradores”, explicou o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida. Uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos e psicólogos, é responsável por fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos participantes e ofertar um livro, por semana, a cada apenado.

Ao interno cabe a responsabilidade de ler a obra e elaborar uma redação, apresentando os pontos que mais chamaram a sua atenção e as possíveis lições agregadas com a leitura. Duas vezes por semana, a equipe faz orientações, analisa os trabalhos escritos e realiza uma avaliação oral com cada participante.

Para o diretor do Compaj, Lucas Maceda, o “Remição pela Leitura” é mais um projeto de remição de pena fundamental aos internos de regime fechado. ”O projeto não só traz essa possibilidade de remição de pena, muito importante para eles, como a de praticar uma atividade intelectual que ajuda a melhorar o vocabulário, a percepção de mundo, rompendo as amarras ideológicas do mundo do crime”.

Biblioteca reestruturada – A biblioteca, local onde acontecem as avaliações, foi reformada e recebeu novos jogos escolares (carteira e mesa) doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), bem como novas obras literárias, doação da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa) no início do ano.

Leia mais

Greve do transporte público em Manaus escancara omissão do Governo Wilson Lima

Matheus Valadares

Policial que agrediu adolescentes por fumar maconha é afastado em Itacoatiara

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!