25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
CidadeDestaques

Complexo viário Ministro Roberto Campos inaugura hoje, 29

Com a entrega do maior complexo viário de Manaus, o Ministro Roberto Campos, na Constantino Nery, que será inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, hoje, 29, a prefeitura lança duas linhas de ônibus para transportar os moradores dos bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste, diretamente para a nova estação de transferência São Jorge, inserida no complexo viário.

O tráfego no local também ficará mais seguro com a construção de novas vias, passarelas para pedestres e a desativação de sete semáforos.

“É uma grande obra, pelo seu tamanho e pela sua importância à mobilidade da capital. Uma obra projetada há 30 anos e que nesta gestão tivemos a coragem e a gestão financeira necessárias para torná-la realidade, graças ao respeito conquistado por Manaus junto a importantes instituições financeiras”, avalia o prefeito Arthur Virgílio Neto.

As novas linhas de ônibus que começam a operar a partir da terça-feira, dia 30, a são as alimentadoras 019 e 020, que farão a integração de passageiros da plataforma inferior da estação para a superior, que recebe as linhas troncais. Os coletivos dessas novas linhas percorrerão os bairros Vila Marinho, Compensa, São Jorge, Lírio do Vale, Nova Esperança e Conj. Augusto Montenegro, com destino à nova estação, construída no complexo viário.

Ao chegar na plataforma inferior da estação São Jorge, os usuários desembarcam e se dirigem para a plataforma superior na avenida Constantino Nery e, assim, embarcam no coletivo que os levará para vários destinos da cidade.

No entanto, para essa integração, o passageiro deverá utilizar o Cartão Cidadão. Caso não tenha, ele receberá o smart card com um crédito para integração, que poderá ser utilizado em viagens futuras, mediante a nova compra de créditos pelo usuário. Na estação, também haverá um guichê para emissão de novos cartões e recarga de créditos.

 

Trânsito
O complexo viário Ministro Roberto Campos contempla a interligação das zonas Centro-Sul e Oeste, por meio de duas novas pistas subterrâneas. A primeira passagem, liga a avenida João Valério à avenida São Jorge. Uma bifurcação com curva à esquerda, possibilita o acesso à avenida Constantino Nery, sentido Centro, passando embaixo da estação de transferência. A segunda passagem subterrânea interliga a rua Arthur Bernardes, bairro São Jorge, com a rua Pará.

As duas passagens subterrâneas desativam sete semáforos, que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos da avenida Constantino Nery. O trânsito fluirá com mais segurança para condutores e pedestres, que poderão acessar toda a área do complexo viário por meio de passarelas com elevadores.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, a inauguração do complexo viário é uma grande conquista para a população. “As novas linhas de ônibus vão aumentar a oferta de transporte coletivo, para os moradores de vários bairros. A população só tem a ganhar com essa obra do prefeito Arthur Neto. As pessoas terão mais opções de transporte e poderão desfrutar de uma infraestrutura, que oferece trânsito mais seguro“, destaca.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>