26 C
Manaus
6 de julho de 2020
Portal Amazonas Digital

Complexo viário Ministro Roberto Campos inaugura hoje, 29

Com a entrega do maior complexo viário de Manaus, o Ministro Roberto Campos, na Constantino Nery, que será inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, hoje, 29, a prefeitura lança duas linhas de ônibus para transportar os moradores dos bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste, diretamente para a nova estação de transferência São Jorge, inserida no complexo viário.

O tráfego no local também ficará mais seguro com a construção de novas vias, passarelas para pedestres e a desativação de sete semáforos.

“É uma grande obra, pelo seu tamanho e pela sua importância à mobilidade da capital. Uma obra projetada há 30 anos e que nesta gestão tivemos a coragem e a gestão financeira necessárias para torná-la realidade, graças ao respeito conquistado por Manaus junto a importantes instituições financeiras”, avalia o prefeito Arthur Virgílio Neto.

As novas linhas de ônibus que começam a operar a partir da terça-feira, dia 30, a são as alimentadoras 019 e 020, que farão a integração de passageiros da plataforma inferior da estação para a superior, que recebe as linhas troncais. Os coletivos dessas novas linhas percorrerão os bairros Vila Marinho, Compensa, São Jorge, Lírio do Vale, Nova Esperança e Conj. Augusto Montenegro, com destino à nova estação, construída no complexo viário.

Ao chegar na plataforma inferior da estação São Jorge, os usuários desembarcam e se dirigem para a plataforma superior na avenida Constantino Nery e, assim, embarcam no coletivo que os levará para vários destinos da cidade.

No entanto, para essa integração, o passageiro deverá utilizar o Cartão Cidadão. Caso não tenha, ele receberá o smart card com um crédito para integração, que poderá ser utilizado em viagens futuras, mediante a nova compra de créditos pelo usuário. Na estação, também haverá um guichê para emissão de novos cartões e recarga de créditos.

 

Trânsito
O complexo viário Ministro Roberto Campos contempla a interligação das zonas Centro-Sul e Oeste, por meio de duas novas pistas subterrâneas. A primeira passagem, liga a avenida João Valério à avenida São Jorge. Uma bifurcação com curva à esquerda, possibilita o acesso à avenida Constantino Nery, sentido Centro, passando embaixo da estação de transferência. A segunda passagem subterrânea interliga a rua Arthur Bernardes, bairro São Jorge, com a rua Pará.

As duas passagens subterrâneas desativam sete semáforos, que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos da avenida Constantino Nery. O trânsito fluirá com mais segurança para condutores e pedestres, que poderão acessar toda a área do complexo viário por meio de passarelas com elevadores.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Francisco Bezerra, a inauguração do complexo viário é uma grande conquista para a população. “As novas linhas de ônibus vão aumentar a oferta de transporte coletivo, para os moradores de vários bairros. A população só tem a ganhar com essa obra do prefeito Arthur Neto. As pessoas terão mais opções de transporte e poderão desfrutar de uma infraestrutura, que oferece trânsito mais seguro“, destaca.