O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu vetar parcialmente a exibição de um dos trailers do filme Barbie em salas de cinema do país. A decisão, em caráter liminar, foi emitida na última sexta-feira (7) após consumidores fazerem denúncias sobre o conteúdo ao conselho. O órgão destacou que a decisão “visa única e exclusivamente o anúncio, uma vez que o filme é obra artística”.
Em um dos momentos do trailer do filme protagonizado por Margot Robbie, uma criança aparece quebrando cabeças de bonecas. A relatora da representação destacou que o conteúdo, que é considerado uma peça publicitária, traz “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”, o que viola recomendações da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Segundo o órgão, a decisão sobre o trailer impede que a peça publicitária seja exibida nos cinemas antes de sessões de filmes que tiverem classificação etária para menores de 12 anos em todo o país, por ser essa a idade de proteção da criança que consta no artigo 2° do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Warner, que é responsável pela produção e distribuição, pode “recorrer da medida liminar e está convidada a se defender perante o Conselho de Ética do Conar”, conforme explicou o conselho. O longa-metragem é estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling e tem estreia prevista para o próximo dia 20 de julho.