25.3 C
Manaus
25 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Concessão da Globo acaba amanhã; veja qual será o futuro da emissora

A validade da concessão que o Grupo Globo tem para cinco emissoras que mantém no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife vence nesta quarta-feira (5).

A empresa deu entrada no pedido de renovação da concessão das suas emissoras de televisão no dia 20 de setembro. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou.

Vale lembrar que, no passado, Bolsonaro chegou a ameaçar que criaria obstáculos para impedir a continuidade das transmissões da companhia.

Ainda que Bolsonaro consiga atrasar o processo, a tendência é de que a concessão seja liberada, uma vez que existe todo uma trâmite com o Congresso. Além disso, caso ele seja derrotado nas eleições, a decisão fica a cargo do próximo presidente.

A solicitação é para mais 15 anos, conforme indicado na lei, e a última renovação foi feita em 2008 por meio de um decreto do ex-presidente Lula.

Como funciona a concessão

Na hora da renovação, a emissora deve encaminhar os pedidos e documentos necessários para o Ministério das Comunicações. A pasta, então, faz um parecer técnico que é entregue ao presidente da república, que aceita ou não o novo contrato de concessão.

Caso o presidente aceite o pedido, o processo se encerra sem mais nenhuma fase. Agora, caso ele seja contra, o processo segue para o congresso.

Ao menos dois quintos dos deputados e senadores, em votação nominal, devem confirmar a decisão do presidente de não renovar a concessão da Globo para que ela se confirme. Caso o Congresso não confirme a decisão, só caberia ao presidente uma ação judicial.

Sem sinal

Mesmo que o processo atrase, a Globo não deixa de transmitir os seus programas.

Uma lei aprovada em 2017 que permite que as emissoras sigam operando com a concessão vencida até que haja uma resposta sobre a solicitação. A única obrigatoriedade é já ter protocolado o pedido de renovação.

A Constituição prevê um que a Câmara e o Senado tenham o prazo de 45 dias, cada, para analisarem o processo.

Leia mais

Após perder briga para ‘Rabicó’, ‘Japonês’ pula no rio e desaparece em Parintins

Matheus Valadares

Corinthians surpreende e vence o Vasco em São Januário

Matheus Valadares

Flávio Bolsonaro relata assalto à mãe e avós em Resende: “Mais de uma hora de terror”

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!