A Prefeitura de Manaus registrou um dos menores índices de abstenção no concurso público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado neste domingo, 7/12. De acordo com a organização, apenas cerca de 22% dos inscritos não compareceram, número considerado abaixo do esperado e que confirma o grande interesse pelo certame.
Mais de 70 mil candidatos participaram das provas para cargos de níveis médio e superior, distribuídos entre as áreas administrativa, magistério (professor e pedagogo) e analista municipal.
O concurso oferece 1,5 mil vagas, sendo 1 mil para contratação imediata e outras 500 destinadas ao cadastro de reserva. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer a educação básica e ampliar o quadro de profissionais da Semed.
Integração imediata
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, afirmou que todo o planejamento passou por uma estrutura que garantisse celeridade após o processo seletivo. A previsão é que integrem os mil aprovados ao corpo funcional da secretaria já no início do ano letivo de 2026.
“Todo o processo teve um planejamento com antecedência. A expectativa é que, até a primeira quinzena de fevereiro, os novos servidores concluam as etapas administrativas. Assim, estarão aptos a assumir suas funções nas salas de aula e nos setores administrativos”, destacou.
Já o secretário municipal de Administração e Gestão, Célio Guedes, lembrou que a organização geral do concurso ficou sob responsabilidade da Semad. Portanto, a secretaria se responsabilizou pela elaboração do edital até a escolha da banca executora, o Instituto Consulplan.
Ele também enfatizou o empenho das equipes envolvidas: “Foram meses de trabalho entre as comissões responsáveis pela elaboração do edital e pelo acompanhamento do certame, garantindo segurança, transparência e seriedade em todas as etapas”, afirmou.
O gabarito preliminar estará disponível a partir das 15h desta segunda-feira, 8/12, no portal do Instituto Consulplan. Já a divulgação do resultado final ocorrerá fevereiro de 2026.
