7 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Moraes vota por condenação de 7 réus do núcleo golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus do chamado “Núcleo 4” da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O grupo, segundo o relator, atuava disseminando desinformação, com o objetivo de deslegitimar o processo eleitoral e manter Jair Bolsonaro no poder.

Moraes afirmou que está “fartamente comprovada” a existência de uma organização criminosa com divisão de tarefas. Ele mencionou provas como mensagens, áudios, prints de redes sociais, uma minuta de decreto golpista, além dos planos “Operação Copa 2022” e “Punhal Verde Amarelo”.

O relator também citou o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, que descreveu o funcionamento interno da trama. Segundo Moraes, o grupo tentou “tomar a República de assalto” e atuou com foco em “gerar o caos social”.

Dos sete réus, Carlos Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, foi parcialmente absolvido — condenado apenas por organização criminosa e atentado ao Estado Democrático de Direito. Os demais respondem ainda por golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

A PGR acusa o grupo de montar uma espécie de “Abin paralela”, divulgar relatórios falsos sobre urnas eletrônicas e promover ataques virtuais a comandantes militares, tentando coagi-los a aderir ao golpe.

O julgamento continua na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.


 

Leia mais

Lula lidera 2º turno contra Flávio Bolsonaro, diz Datafolha

Matheus Valadares

Sub-20 do Flamengo brilha em jogo eletrizante e empata com Mirassol por 3 a 3

Matheus Valadares

Catar alerta que trégua em Gaza vive momento crítico enquanto mediadores buscam avanço

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!