28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
CidadeDestaques

Conselheira Yara Lins é a nova presidente do TCE-AM

Foto: Divulgação

A conselheira Yara Lins é a nova presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025.  Ela foi eleita por maioria, com cinco dos sete votos, na sessão desta terça-feira (3).

Yara Lins já comandou o TCE no biênio 2018-2019 e foi a primeira mulher a presidir o Tribunal. Ela ingressou no TCE em 1975 como taquígrafa. Foi Auditora Adjunta em 1989 e Auditora em 2002. Em 2014 foi nomeada conselheira, cargo que ocupa até hoje.

Na mesma sessão foram eleitos: o vice-presidente, conselheiro Fabian Barbosa, com cinco votos; o Corregedor, conselheiro Josué Cláudio Neto, também com cinco votos; o Ouvidor-Geral, conselheiro Mario de Mello, eleito por unanimidade, com sete votos; e o coordenador da Escola de Contas, conselheiro Júlio Pinheiro que recebeu quatro votos, contra três obtidos pelo conselheiro Érico Desterro, atual presidente do TCE.

A posse dos eleitos está prevista para o dia 15 de dezembro. 

A eleição ocorreu após mudanças na Lei Orgânica do TCE em trechos que tratam sobre o pleito interno. Entre as mudanças está a eleição para o cargo de coordenador da Escola de Contas, que antes era automaticamente ocupado pelo presidente em fim de gestão. Com a mudança, o cargo que seria de Érico Desterro será de Júlio Pinheiro, eleito por maioria.

À imprensa, a conselheira Yara Lins disse a mudança na legislação fortaleceu a democracia e afirmou que pretende conduzir o TCE com o mesmo compromisso, seriedade e postura pacificadora da sua primeira gestão.

Estou voltando como a mesma pessoa de sempre, pacificadora para resgatar a fraternidade e seriedade do Tribunal. Vamos mostrar para a sociedade o que o Tribunal faz para avançar cada vez mais”, afirmou.

A gestão da conselheira também foi marcada pela valorização dos servidores e reestruturação do setor médico do TCE.

Os conselheiros Luís Fabian e Josué Cláudio afirmaram ser um privilégio fazer parte da administração da Corte de Contas. E o conselheiro Júlio Pinheiro, criador da Escola Públicas de Contas, comemorou a oportunidade de retornar ao comando da Escola.

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais