30.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Controladoria Geral do Estado cria comissão para fiscalizar gastos relacionadas à Covid-19

FOTO: Divulgação/Secom
FOTO: Divulgação/Secom

Por determinação governador do Amazonas, Wilson Lima, a Controladoria Geral do Estado (CGE) criou a Comissão de Auditoria Especial para avaliar as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida visa dar mais transparência aos gastos, avaliar resultados e contribuir na definição de diretrizes.

A comissão foi instituída pela CGE-AM, por meio da Portaria nº 020/2020-GCG/CGE, assinada pelo controlador-geral do Estado, Otávio de Souza Gomes.

“Frente ao momento crítico que estamos vivendo, mais do que nunca, precisamos conversar e encontrar soluções para enfrentar a fase mais aguda da crise, com condições de responder e atender a população. Por isso, estamos criando uma comissão para a fiscalização de gastos públicos voltados ao combate ao novo coronavírus pelas Unidades Gestoras no Amazonas, em especial a Susam (Secretaria de Estado de Saúde)”, detalhou o governador.

A Comissão será composta por oito servidores, sob a supervisão da auditoria pela subcontroladora-geral de Controle Interno, Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães.

“Além de fiscalizar os gastos públicos, a comissão também realizará uma Auditoria Especial para avaliar as ações de enfrentamento e será responsável por orientar os setores envolvidos na prevenção e combate à pandemia. Nós precisamos tranquilizar a sociedade, garantindo que esses recursos sejam empregados corretamente, na forma da lei, em decisões acertadas”, frisou Wilson Lima.

A Comissão de Auditoria Especial deverá apresentar relatório final em 30 dias úteis, a contar desta segunda-feira (11/05), podendo ser prorrogado por igual período.

O principal objetivo é garantir a transparência em todas as decisões e medidas adotadas pelo Governo do Amazonas. “Enquanto a comissão estiver atuando, serão publicados informes periódicos para aumentar a transparência desses gastos públicos. Considero essa uma inciativa importante e indispensável por tudo o que estamos passando. Seguiremos firmes com a proposta de gestão eficiente, austera e com plena transparência da aplicação do dinheiro público em caráter definitivo e permanente”, enfatizou o governador.

Leia mais

Incêndio destrói casas de madeira no bairro Morro da Liberdade

Matheus Valadares

Advogado Leonardo Saunders, filho de desembargador do TJAM, morre aos 28 anos

Matheus Valadares

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!