34.3 C
Manaus
20 de setembro de 2025
DestaquesEsportes

Copa da Floresta: duelo será marcado por experiência e juventude de jogadores

Foto: Divulgação/FAF

Manaus – No interior do Amazonas existe muita diversidade. Uma delas é o futebol, um esporte que mexe com sentimentos. Essa paixão que une comunidades e fortalece laços, também é o berço de grandes histórias de superação, garra e talento que inspiram gerações. Diante dos diversos campos espalhados pelo Amazonas mais profundo, experiência e juventude entram em rota de colisão, onde compartilham experiências e ensinamentos e, através do esporte, formam pessoas de caráter.

Entre esses grandes nomes, Josian Mafumba de Carvalho, mais conhecido como “Morcego”. O jogador é uma lenda viva da seleção de Fonte Boa. Com 38 anos, o atleta é um dos principais nomes do futebol local há mais de 20 anos. Na Copa da Floresta 2024, tem ajudado a equipe na caminha invicta.

O ídolo dos ídolos
Morcego, nasceu na comunidade fonte-boense de Taiassutuba (AM), mas mora na cidade de Fonte Boa desde 2002 e trabalha na Secretaria de Esporte do município. Ele começou sua carreira futebolística ainda na infância, quando recebeu o apelido devido a sua baixa estatura. Desde então, construiu uma trajetória marcada por inúmeras vitórias e títulos, sempre inspirado por seu grande ídolo, Ronaldinho Gaúcho: “Ele é meu ídolo, eu sou muito fã dele, ele não jogava, ele brincava de jogar. É isso que eu tento fazer, jogar com alegria, com amor, fazer do meu futebol a minha vida e minha arte. Defender meu município com amor e alegria”, comenta Josian.

A carreira de Morcego na seleção de Fonte Boa começou em 2004. Entre suas principais conquistas, destacam-se os títulos da extinta Copa dos Rios, em 2014 e 2018. Em 2016, ele esteve perto de conquistar mais um título, mas terminou como vice-campeão. A dedicação de Josian ao esporte fez dele uma figura respeitada em toda a região, um verdadeiro emblema de amor pelo futebol.
Além dos campos, Morcego é um homem de família. Casado com Graciele Aurora Braga, ele é pai de dois filhos, Daniel Braga de Carvalho, de 15 anos, e Gabriele Braga de Carvalho, de 2 anos. É inspirado na família e em sua trajetória de vitórias, que Morcego pretende ajudar a seleção fonte-boense a chegar na semifinal da Copa da Floresta 2024.

Por outro lado, fazendo contraste com a experiência de Morcego, tem uma jovem promessa da seleção de Benjamin Constant. Trazendo esperança e renovação para o futebol do município está Antony de Souza Ribeiro, o “Orelha”, de 22 anos de idade. Em seu terceiro ano atuando pela seleção de sua cidade, Antony vem chamando atenção pela habilidade e comprometimento em campo. O jogador tem sido um dos destaques do time nessa campanha na Copa da Floresta.

Além de defender as cores de seu município, Antony, vive outra jornada de trabalho. Antony também é cabo do Exército Brasileiro, atuando na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Colômbia. No futebol, Antony tem muitas inspirações, mas tem como seu maior ídolo Neymar Jr.: “Meu ídolo é o Neymar, gosto pela qualidade do drible, pela experiência dentro de campo, minha maior inspiração”, revela o jovem jogador, que sonha em seguir os passos de seu ídolo e deixar sua marca no futebol. Casado com Ellen Carla Dias Cahuaza e pai de um filho, Entony Thomaz Cahuaza, Antony mora com o pai e divide sua vida entre as responsabilidades militares, a família e o futebol. E mesmo com pouco experiência na competição intermunicipal, Antony espera incorporar Neymar Jr. fazendo os gols necessários para levar a seleção de Benjamin Constant para a semifinal da Copa da Floresta 2024.

Josian x Antony: o duelo final
Apesar de virem de uma derrota recente, Antony e a seleção de Benjamin Constant permanecem otimistas e determinados a lutar por uma vaga na final: “A gente vem de uma derrota, mas estamos confiantes. Nosso elenco é bom e está preparado. Agora é correr atrás do resultado, colocar o coração na ponta da chuteira e levar nosso município até a final”, afirma Antony, demonstrando a garra e a paixão que são características marcantes dos jogadores amazonenses.

Enquanto Josian “Morcego” Mafumba de Carvalho continua a inspirar com sua trajetória vitoriosa e sua dedicação ao esporte, jovens como Antony de Souza Ribeiro seguem seus passos, trazendo novos ares e esperanças para o futebol do interior do Amazonas. O legado de Morcego é inegável e a promessa de um futuro brilhante está garantida com a nova geração que, como ele, busca fazer história dentro e fora dos campos.

 

Leia mais

Alerta da Defesa Civil causa repercussão no Amazonas

Matheus Valadares

Loiola Bella Modas celebra 2 anos de moda e autoestima em Manaus

Matheus Valadares

Motoboy em alta velocidade atinge ônibus no bairro Parque 10

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!