28.3 C
Manaus
10 de maio de 2024
BrasilDestaques

Coração de Dom Pedro I está no Brasil para bicentenário da Independência

O coração de Dom Pedro I já está no Brasil. A relíquia veio transportada pela Força Aérea Brasileira (FAB) da cidade do Porto, em Portugal, e aterrissou, nesta segunda-feira (22), na base aérea de Brasília. O órgão foi trazido ao País em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

Conservado em formol há 187 anos, essa é a primeira vez que o coração do imperador deixa Portugal. A relíquia foi recepcionada por autoridades como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e os ministros Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Marcelo Queiroga, da Saúde.

Na terça (23), haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o órgão fica exposto, a partir da quinta-feira (25), “dentro de um vidro”, no Palácio do Itamaraty, até 5 de setembro.

O público em geral poderá ver a exposição aos sábados e domingos, em horário ainda não definido. No domingo (21), o governo federal apresentou o local em Brasília onde ficará em exposição o coração.

O diplomata George Prata, coordenador-adjunto das atividades culturais da comemoração, explicou que o pedido às autoridades portuguesas para a vinda do coração do imperador foi feito durante uma visita ao país europeu em fevereiro deste ano.

O retorno do coração de Dom Pedro I para Portugal está marcado para o dia 8 de setembro. Em 1972, durante a ditadura militar, parte da ossada do imperador foi exposta em várias cidades brasileiras.

 

Leia mais

VEJA: Prefeito de cidade em Rio Grande do Sul reclama da ajuda de R$ 300 mil do governo federal

Matheus Valadares

Ônibus do transporte coletivo bate na traseira de outro no Centro de Manaus

Marcilon Souza

Cocaína avaliada em R$ 300 mil é apreendida pela polícia NO AM

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais