24.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

Corpo de Bombeiros já socorreu mais de 400 pessoas com anéis presos nos dedos em Manaus

Uma média de 416 de ocorrências por ano

FOTO/REPRODUÇÃO

Mais de 400 pessoas são socorridas anualmente em Manaus devido a anéis presos nos dedos. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) registrou 1.248 atendimentos nos últimos três anos: 2022, 2023 e 2024.

Isso significa uma média de 416 ocorrências por ano. Em outras palavras, há cerca de um acionamento por dia. Esse tipo de acidente doméstico se tornou um dos mais frequentes na cidade.

Veja o número de ocorrências registradas nos últimos três anos em Manaus:

– 2022: 411 ocorrências
– 2023: 415 ocorrências
– 2024: 422 ocorrências

Comparando com o Distrito Federal, a situação em Manaus é ainda mais alarmante. O DF, com 2,8 milhões de habitantes, registrou 975 ocorrências em quatro anos (2019, 2020, 2022 e 2023). Isso significa que Manaus teve 28% mais ocorrências, mesmo com uma população menor de 2,06 milhões de pessoas.

O que fazer em casos de emergência

O comandante do Comando do Bombeiros da Capital, Reinaldo Menezes, alerta sobre os riscos associados a acidentes com anéis, que podem resultar em necrose e até na perda de parte do membro afetado. Segundo Menezes, esse tipo de ocorrência é frequente, atendido quase diariamente pela corporação, e pode ocorrer tanto com crianças quanto com adultos durante brincadeiras.

Para remover os anéis de forma segura, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) utiliza ferramentas de corte especializadas, que possibilitam um corte gradual até a completa remoção do objeto.

Em caso de emergência, o comandante recomenda que os cidadãos procurem um quartel do Corpo de Bombeiros, onde todos dispõem do equipamento necessário para o atendimento. Alternativamente, é possível ligar para o número 193. Se a locomoção até o quartel não for viável, as equipes do CBMAM estão prontas para ir até o local e garantir a segurança da vítima.

 

Leia mais

Itacoatiara FC vence Operário nos pênaltis (4-2) e é campeão do Amazonense Série B

Marcelo Maciel

FEIRA INTERNACIONAL DE VINHOS NA AMAZÔNIA

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!