7 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Corpo de fotógrafo brasileiro é encontrado após 20 dias desaparecido no Peru

Três montanhistas morrem durante escalada no Nevado Artesonraju

Foto: Reprodução/Instagram/@edsonvandeira

Uma equipe de resgate encontrou o corpo do fotógrafo e montanhista brasileiro Edson Vandeira, de 36anos, nesse domingo (22) no Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca, Peru. Ele desapareceu há mais de 20 dias, após uma escalada na região.

Além de Vandeira, a Associação de Guias de Montanha do Perutambém encontrou os corpos de Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz. Ambos são montanhistas locais. A Associação revelou a descoberta por meio de comunicado em suas redes sociais.

Posteriormente, houve o pedido de apoio ao Ministério da Defesa e à Polícia Nacional do Peru para concluir o resgate. As buscas mobilizaram guias profissionais e equipes especializadas desde o desaparecimento do trio, em 29 de maio.

Entenda o Caso: Desaparecimento no Parque Nacional Huascarán

Vandeira e os dois colegas de montanhismo desapareceram durante uma escalada no Nevado Artesonraju. A montanha possui 6.025 metros de altitude e se encontra no Parque Nacional Huascarán, no Peru. Eles partiram para a subida no dia 29 de maio e deveriam ter retornado no domingo, 1º de junho.

Segundo testemunhas, luzes foram vistas no cume durante a madrugada do dia 30, sugerindo que o grupo tenha alcançado o topo. No entanto, o caminho de descida é extremamente técnico e inclui quatro trechos de rapel, o que pode ter dificultado o retorno. A barraca usada pelo grupo foi localizada, mas estava desocupada.

Quem Era Edson Vandeira

Edson Vandeira era conhecido pela combinação entre montanhismo, fotografia e segurança em expedições científicas. Ele começou a escalar em 2008, aos 19 anos, e desde então acumulou vasta experiência em ambientes extremos, como a Cordilheira dos Andes, o Himalaia e até a Antártida, onde atuou por nove temporadas consecutivas auxiliando pesquisadores.

Além de ser guia de montanha, Edson também foi finalista do prêmio Wildlife Photographer of the Year 2021, um dos mais prestigiados concursos de fotografia de natureza. Em 2022, participou da série Andes Extremo, do History Channel, como protagonista e cinegrafista.

Seus trabalhos fotográficos tiveram exibição em plataformas de renome internacional, como a National Geographic, sempre com foco em aventuras e causas ambientais.

 

 

Leia mais

Ivete Sangalo retorna triunfante a capital amazonense com show histórico no #SouManaus Passo a Paço 2025

Matheus Valadares

Pablo e Calcinha Preta encantam público no Palco Malcher durante o #SouManaus 2025

Matheus Valadares

Carlo Acutis, o “influencer de Deus”, é canonizado e se torna o primeiro santo millennial

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!