23.3 C
Manaus
13 de setembro de 2025
Amazonas

Corpos Artísticos do Estado voltam a realizar ensaios nesta segunda-feira (20/07)

Após quatro meses de suspensão como recomendação para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), os ensaios dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa voltaram a ser realizados nesta segunda-feira (20/07). Neste primeiro momento, Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra de Violões do Amazonas e Corpo de Dança do Amazonas voltam aos trabalhos, adotando as medidas necessárias de higienização e proteção.

A Amazonas Filarmônica ensaia no Teatro Amazonas, de segunda a sábado, das 9h às 10h e das 11 às 12h, com grupos separados, distanciamento entre os músicos, equipamentos de proteção e medidas de higienização do espaço e dos instrumentos.

“Teremos, por exemplo, o primeiro ensaio com o grupo de sopros e depois, um ensaio com o grupo de cordas. Entre estes ensaios, um intervalo de 1h para higienização do espaço e também para que os músicos do primeiro grupo não se encontrem com o grupo seguinte”, explicou o diretor artístico da orquestra, Luiz Fernando Malheiro. “Desta forma, conseguimos manter um ambiente seguro para os nossos integrantes ensaiarem para quando for possível, de fato, retornar com os concertos”, destacou.

A Orquestra de Violões do Amazonas também volta a ensaiar no Teatro Amazonas, duas vezes por semana, das 18h às 20h. Como medida de prevenção, a orquestra foi dividida em duas, segundo o regente titular Davi Nunes. “Tomamos todas medidas necessárias para esta volta, como o uso de máscara e o distanciamento também. Cada dia da semana será um grupo diferente, que foi dividido com base em violão, percussão e voz”, ressaltou Nunes.

Com ensaios às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 21h e das 18h às 21h, a Orquestra de Câmara do Amazonas volta aos trabalhos no Centro Cultural Palácio da Justiça e Teatro Amazonas. “Além das medidas necessárias, faremos ensaios separados. Nas segundas e terças-feiras, ensaiamos apenas com os solistas. Na quarta-feira, o grupo ensaia junto, com intervalos para higienização”, afirmou o maestro Marcelo de Jesus, diretor artístico e regente titular da OCA.

Já o Corpo de Dança do Amazonas ensaia no Teatro da Instalação, de segunda a sexta, pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 13h às 16h. Os ensaios também são com grupos reduzidos, com 11 bailarinos pela manhã, divididos em dois salões, e 10 bailarinos pela tarde também divididos em dois salões.

Os demais grupos, como o Balé Folclórico do Amazonas, Amazonas Band e Coral do Amazonas, estão com previsão de retorno de ensaios em agosto.

Leia mais

Greve do transporte público em Manaus escancara omissão do Governo Wilson Lima

Matheus Valadares

Policial que agrediu adolescentes por fumar maconha é afastado em Itacoatiara

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!