24.3 C
Manaus
19 de maio de 2024
DestaquesPolítica

Correndo da Bronca: Deputado afirma que continua trabalhando para combater o possível cartel dos postos de gasolina

O aumento da gasolina em todo o Amazonas chegou nesta semana em Manaus, a R$ 4,89, e nos municípios do interior, R$ 6,45. Depois da cobrança da população para que os deputados cumpram o seu dever de legislar em favor do povo, o deputado Álvaro Campelo, se reuniu ontem com o Ministério Público para a realização de uma audiência entre o MPAM, Aleam e órgãos de defesa do consumidor para tratar sobre o aumento da gasolina e o possível cartel dos postos de gasolina.

O deputado que logo ao adentrar na casa legislativa, no mês de fevereiro de 2019, colheu assinaturas para a criação da CPI dos Combustíveis, sendo que foi colocado de escanteio pela presidente da Comissão a deputada Joana Darc (PL) e pela relatora a deputado Alessandra Campelo (MDB).

As duas deputadas pouco se pronunciaram sobre o assunto, a Alessandra disse em entrevista ao veículo de comunicação que a culpa do aumento dos preços era culpa do Irã. Alguns internautas até questionaram nas redes sociais se os cachorros comprassem gasolina iria ter a aturação mais severa de uma deputada.

Álvaro afirma que sua luta contra o aumento abusivo do preço de gasolina é desde 2016 e o caminho para a redução no preço dos combustíveis é o fim do monopólio da Petrobras e acabar com as distribuidoras.  “A minha luta começou em 2016, ainda como vereador, quando ingressei em conjunto com o então Defensor Carlos Almeida e com o Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB, Dr. Marco Salum, com uma Notícia Crime no Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, pedindo a investigação de formação de cartel em Manaus”, indagou.

“Ano passado, apresentei em sessão plenária da Aleam, um requerimento com o objetivo de reduzir a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina no Estado, o que diminuiria o valor para os consumidores”, afirmou.

“Sem concorrência não há preço justo e viável para o consumidor. Não há como continuarmos com essa política de ‘monopólio da Petrobrás’ e com a existência dos “atravessadores”, que são as distribuidoras. Nós continuaremos a enfrentar preços abusivos e aumentos repentinos sempre”, disse Campelo.

Reunião

Na próxima segunda-feira, 3, será realizada na sede do Ministério Público do Amazonas uma audiência MPAM, a Comissão de Defesa Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, os Procons Amazonas (Procon-AM) e Manaus (Procon-Manaus), a Comissão de Defesa do consumidor da OAC (CDC-AB) e Agência Nacional de Petróleo (ANP) e representantes dos motoristas de aplicativos, táxis e caminhões para  para tratar do andamento das medidas judiciais que serão tomadas em relação ao aumento abusivo dos combustíveis no Amazonas.

 

Por Ana Kelly Franco

Leia mais

Sine Manaus oferta 423 vagas de emprego nesta segunda-feira, 20/5

Matheus Valadares

VÍDEO: Homem é morto após vender frigideira da mãe de amigo, no Jorge Teixeira

Matheus Valadares

Amazonenses afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul começam a chegar em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais