26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Covid-19 ainda é uma emergência de saúde global, decide OMS

Dois anos e nove meses depois de declarar emergência global em razão da pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira, 19, que a doença continua sendo uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional” (PHEIC, na sigla em inglês).

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que decidiu manter a pandemia como uma emergência global, atendendo recomendação do comitê de emergência.

De acordo com comunicado da OMS, os peritos de vários países que aconselham a organização concordaram que a covid-19 é um “evento de saúde pública que continua a afetar negativa e fortemente a saúde da população mundial”.

“Esta pandemia já nos surpreendeu antes e pode muito bem voltar”, disse Tedros nesta quarta-feira a jornalistas.

No comunicado, a organização afirma que “ainda há o risco de novas variantes agravarem o impacto contínuo na saúde, particularmente à medida que o inverno se aproxima no hemisfério norte, e ainda há a necessidade de uma resposta internacional coordenada para enfrentar as desigualdades no acesso a ferramentas que salvam vidas”.

A OMS salienta que, embora as mortes semanais estejam próximas do valor mais baixo desde que a pandemia começou, esse número “permanece alto em comparação com outros vírus respiratórios”. Além disso, conforme o comunicado, a evolução contínua do coronavírus pode “representar desafios para as vacinas e terapêuticas atuais”.

Ainda segundo a organização, o término da PHEIC, “quando considerado viável, deve ser implementado da forma mais segura possível”. A PHEIC é o nível mais alto de alerta e aplica-se a “um evento extraordinário, grave, repentino, incomum ou inesperado”, com implicações para a saúde pública que vão além de um Estado afetado e que pode exigir uma ação internacional imediata.

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!