2 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Covid-19: Governo do Amazonas envia equipes de saúde para realizar diagnóstico na fronteira do Alto Solimões

O Governo do Estado enviou, na tarde desta segunda-feira (02/08), uma equipe de profissionais para realizar um diagnóstico situacional na região de fronteira do Alto Solimões, tendo em vista um alerta de risco para Covid-19 e a entrada de novas variantes. Ações de reforço como testagem em massa e intensificação de vacinação serão executadas nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

 

Ao todo 26 profissionais de saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Assistência do Interior (Seai) e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), foram enviados para Tabatinga, região de fronteira do Alto Solimões.

 

De acordo com a diretora-técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação de forma conjunta tem o objetivo de evitar a entrada de novas cepas a partir de outros países. A estratégia é reforçar a vigilância nas portas de entrada dos três municípios.

 

“É uma equipe com bastante representatividade. O intuito é implantar vigilância genômica na fronteira. Nós sabemos o risco que está tendo da entrada de novas variantes, dentre elas a lambda e a delta, então precisamos reforçar isso nas portas de entrada. Serão colocados lá uma equipe de testagem e vacinação, para reforçar as portas de entrada nos portos dos respectivos municípios”, disse a diretora-técnica.

 

A atividade faz parte do plano de ação elaborado pela FVS-RCP, após a emissão de alerta de risco para Covid-19, na quinta-feira (29/07), após receber notificação de surto na cidade de Islândia, no Peru, que apresenta risco para a região de fronteira no Alto Solimões.

 

O secretário executivo de Assistência ao Interior, Cássio Espírito Santo, destacou que nenhum dos três municípios apresenta internações por Covid-19 neste momento, entretanto, acrescentou que a SES-AM atuará de forma preventiva na avaliação da assistência local em caso de emergência.

 

“A gente já tem um plano de contingência para essa região, a gente sempre atualiza de acordo com alguma necessidade, mas a secretaria de estado está pronta para qualquer problema que a gente possa ter naquela região ou em qualquer outra região do estado”, frisou.

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Leia mais

Mulher sobrevive a ataque de ex-namorado PM e passa por cirurgia em Manaus

Matheus Valadares

Advogado de Bolsonaro diz que fará defesa ‘verdadeira’ no julgamento do STF

Matheus Valadares

Homem mata mãe e tira a própria vida após interações com ChatGPT nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!