24.3 C
Manaus
6 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

CPI do Crime Organizado ouvirá governador Cláudio Castro e secretário de Segurança do RJ

Foto: Evandro Macedo/LIDE

A CPI do Crime Organizado deve receber, na próxima quarta-feira (11), às 9h, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Segurança Pública, Victor Cesar Carvalho dos Santos. A oitiva faz parte da estratégia da comissão de ouvir gestores responsáveis pela formulação e execução das políticas de segurança pública nos estados.

O convite partiu do relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). De acordo com o requerimento, a presença das autoridades permitirá discutir a experiência do Rio de Janeiro. O estado é apontado como base territorial de uma das maiores facções criminosas do país. Além disso, o convite visa o aprofundamento do debate sobre o enfrentamento ao crime organizado.

O relator destaca que a oitiva também será uma oportunidade para tratar de temas como lavagem de dinheiro, dificuldades operacionais, estratégias de inteligência e a articulação entre estados e o governo federal no combate às organizações criminosas.

Instalada no Senado Federal, a CPI investiga a estrutura, a atuação e as redes de influência de facções criminosas e milícias em âmbito nacional. A comissão busca compreender a dinâmica dessas organizações, bem como os entraves financeiros, legais e operacionais enfrentados pelo poder público.

Ao longo dos trabalhos, os parlamentares pretendem reunir subsídios para a elaboração de propostas legislativas e de políticas públicas de alcance nacional, com foco no fortalecimento da segurança pública e no combate ao crime organizado.

 

 

Leia mais

General russo do GRU é baleado em Moscou em nova onda de ataques

Matheus Valadares

Vasco cria muito, mas peca na finalização e acende alerta no início da temporada

Matheus Valadares

Avô mostra neto agonizando após padrasto arremessá-lo pela janela em Novo Airão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!