32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
CidadeDestaques

CPI da Saúde constata que governo fechou contrato sem previsão orçamentária

Um contrato milionário fechado sem previsão orçamentária e na “esperança” de que a arrecadação ou suplementação financeira cobrisse as despesas. Essa foi a conclusão tirada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, durante o depoimento da ex-secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Vanessa Lima, na tarde desta segunda-feira (3). De acordo com a ex-funcionária da pasta, o contrato de gestão mantido pelo governo com a Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) teve apenas o pagamento da primeira fase cumprido em tempo estipulado por contrato.

“É brincar de fazer gestão um executivo que assume um contrato sem ao menos ter previsão de como irá honrá-lo. É um contrato que custa, até hoje, aos cofres públicos, R$16 milhões mensais. Por que a insistência em manter e ainda firmar aditivo de uma OS sem verba suficiente? A senhora Vanessa nos trouxe muitos dados hoje sobre a funcionalidade de uma OS, mas essa eficácia toda só acontece nos outros estados. Aqui no Amazonas esse formato de gestão só tem trazido danos ao erário público e prestado serviço insuficiente à população do estado”, afirmou o deputado estadual, Delegado Péricles.

A adoção de postura ilícita pela gestão também foi abordada pelo parlamentar, que criticou o tratamento de empresa privada recebido pela OS. “É pra ser uma organização sem fim lucrativo, que recebe antes o valor para prestar o serviço. Aqui não acontece isso. Ela recebe depois, como qualquer empresa que visa apenas o lucro. Isso eu não estou nem citando a não prestação de serviços em sua integralidade. A CPI, sem dúvida, terá muito o que apresentar aos órgãos competentes sobre esse contrato”, concluiu.

Leia mais

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!