27.3 C
Manaus
20 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

CPMI do INSS ouve ex-presidente da Amar Brasil sobre R$ 1,1 bilhão em descontos indevidos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retoma os trabalhos nesta segunda-feira (20), às 16h, com dois depoimentos importantes sobre os descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.

O primeiro será de Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB). A entidade é suspeita de operar um esquema que movimentou mais de R$ 1,1 bilhão em valores descontados sem autorização de segurados do INSS. A convocação atende a sete requerimentos de senadores e deputados de diferentes partidos.

De acordo com as investigações da Polícia Federal e da CGU, a ABCB usava convênios com o INSS para aplicar cobranças automáticas em benefícios, sem vínculo formal dos aposentados com a associação. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) classificou o caso como uma “grave violação dos direitos dos beneficiários”.

O segundo depoimento será o de Tonia Andrea Inocentini Galleti, ex-integrante do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Ela deverá explicar por que denúncias e pedidos de regulamentação dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com associações foram ignorados.

A oitiva de Tonia atende a cinco requerimentos e busca entender as omissões institucionais no sistema previdenciário. Parlamentares afirmam que é preciso investigar não apenas os operadores, mas também as falhas estruturais que permitiram o avanço das fraudes.

Na semana passada, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, compareceu à CPMI, mas recusou-se a responder perguntas com base em habeas corpus concedido pelo STF. Os parlamentares o questionaram sobre a atuação da gestão em relação aos descontos indevidos.

 

Leia mais

CBF publica diálogo do VAR em lances analisados durante a vitória do Flamengo

Matheus Valadares

Gaby Spanic é expulsa de A Fazenda 17 após dar tapa em Tamires

Matheus Valadares

Amante com bebê de colo acusa pastor “presente de Deus” de infidelidade durante culto em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!