32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

Criança de 3 anos é terceira a morrer por suspeita de envenenamento no Piauí

FOTO/REPRODUÇÃO

Uma menina de três anos morreu na madrugada desta segunda-feira, 6, após ficar internada por ter comido arroz envenenado com uma substância tóxica semelhante ao “chumbinho” em Teresina, capital do Piauí. Oito pessoas da família comeram o alimento, duas morreram e outras duas seguem internadas. A terceira vítima foi Lauane da Silva.

A mãe de Lauane, Francisca Maria da Silva, de 32 anos, e a irmã dela, uma menina de quatro anos, ainda estão internadas. Francisca foi levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, e a outra filha está no hospital de Teresina. Quatro pessoas que foram hospitalizadas pelo mesmo motivo já receberam alta.

Segundo informações da  TV Clube, afiliada à Rede Globo, o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) afirma que havia veneno no  baião de dois (arroz preparado com feijão) preparado por eles no dia anterior e consumido pela família. A Polícia Civil do Piauí (PCPI) investiga o caso como homicídio. O veneno foi colocado em grande quantidade na comida.

A família também consumiu um peixe no dia 31 de dezembro, mas nenhum veneno foi encontrado no preparo. A princípio, a suspeita era que o peixe estivesse envenenado ou estragado, mas o laudo afastou essa possibilidade.

A substância encontrada no arroz foi o veneno “terbufós”, um organofosforado utilizado como inseticida em pragas agrícolas. A substância é altamente tóxica, e afeta o sistema nervoso central, provocando tremores, convulsões, falta de ar e cólicas. Os efeitos podem levar à morte ou deixar sequelas permanentes.

Em 2024, a mesma substância foi responsável pela morte de dois meninos de 7 e 8 anos, da mesma família, filhos de Francisca Maria. Os dois meninos comeram cajus contaminados, que foram dados a eles por uma vizinha. A mulher está presa por duplo homicídio qualificado.

A Polícia Civil investiga como o veneno chegou até o baião de dois que a família comeu. Segundo o delegado Abimael Silva, é impossível que ele tenha ido parar no alimento sem a intenção de uma pessoa.

Terra***

 

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!