Após oito meses à frente do Atlético-MG, a direção do clube decidiu demitir Cuca nesta sexta-feira (29). A decisão ocorreu dois dias após a derrota por 2 a 0 para o rival Cruzeiro, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2025, realizado na Arena MRV. A saída do técnico e de seu auxiliar e irmão, Cuquinha, foi confirmada após reunião com o diretor geral Paulo Bracks e o diretor de futebol Victor Bagy.
Primeiramente, Cuca esteve no comando do Galo desde dezembro de 2024, e conquistou o Campeonato Mineiro 2025. Assim, levou o clube ao seu sexto título estadual consecutivo, e totalizou 47 jogos, com 22 vitórias, 13 empates e 12 derrotas nesta passagem mais recente.
Em comunicado publicado nas redes sociais do clube, o treinador agradeceu pelo apoio e disse compreender a demissão:
“Entendo a demissão. Acho que ela se justifica pelos últimos resultados no Campeonato Brasileiro. Infelizmente, perdemos jogadores importantíssimos que nos fizeram muita falta”, disse.
Cuca também fez questão de demonstrar carinho pela torcida e pela instituição:
“Aos torcedores, categoria em que me incluo, fica uma sensação ruim. Queria ser campeão novamente com eles. Minha alegria era fazê-los felizes. Nada apaga tudo o que fizemos juntos. O Galo sempre estará no meu coração e da minha família”, completou.
Técnico mais vitorioso da história do Galo
Com quatro passagens pelo clube, Cuca é considerado o treinador mais vitorioso da história do Atlético-MG. Ele acumulou títulos importantes, como:
- Copa Libertadores (2013)
- Campeonato Brasileiro (2021)
- Copa do Brasil (2021)
- Campeonatos Mineiros (2012, 2013, 2021 e 2025)
Situação atual do Atlético-MG
Apesar do revés na Copa do Brasil, o Atlético-MG ainda disputa duas competições na temporada:
- Brasileirão: ocupa a 12ª colocação na tabela
- Copa Sul-Americana: classificado para as quartas de final
O próximo compromisso do Galo será neste domingo (31), contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.