23.3 C
Manaus
21 de janeiro de 2026
DestaquesEntretenimento

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso explica significado do item do Festival de Parintins no BBB 2026

A explicação surgiu após uma pergunta feita por Babu Santana, que demonstrou curiosidade sobre o termo indígena.

Foto: Reprdodução/Globo

Rio de Janeiro – Durante uma conversa descontraída na cozinha do Big Brother Brasil 2026, Marciele Albuquerque, atual Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso, falou sobre o significado do item que representa no tradicional Festival de Parintins. A explicação surgiu após uma pergunta feita por Babu Santana, que demonstrou curiosidade sobre o termo indígena.

“E esse nome, cunhã?”, questionou o ator. Em resposta, Marciele explicou que “cunhã” significa mulher e “poranga” quer dizer bela. “Quando se fala Cunhã-Poranga, significa a mulher mais bela da aldeia. É o meu item”, afirmou.

No entanto, a representante do Boi Caprichoso destacou que o significado do item evoluiu ao longo do tempo. Segundo ela, atualmente a Cunhã-Poranga vai além da estética e assume um papel simbólico de representatividade e força feminina dentro do festival. “Hoje isso mudou um pouco, porque a gente trouxe o item como representatividade e força. Ela é quem está à frente de tudo, então vai mais no contexto da força da mulher e menos para esse lado da beleza”, explicou.

A presença de Marciele no reality show marca a segunda vez que o Festival de Parintins ganha espaço em rede nacional por meio do BBB. A primeira ocorreu com Isabelle Nogueira, Cunhã-Poranga do Boi Garantido, que também utilizou sua participação no programa para apresentar ao público detalhes da maior manifestação cultural do Amazonas.

O destaque dado à festa no reality global reforça a importância do Festival de Parintins como patrimônio cultural brasileiro e amplia a visibilidade das tradições amazônicas para todo o país.

Veja vídeo:

 

Leia mais

Injeção contra HIV: como funcionarão os testes conduzidos pela Fiocruz?

Marcilon Souza

Indonésia revela a arte mais antiga da humanidade com estêncil de mão pré-histórico

Marcilon Souza

Corpo encontrado na AM-352 é de piloto que transportava drogas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!