30.3 C
Manaus
20 de fevereiro de 2026
DestaquesPolícia

“Curandeiro” alega influência maligna e abusa adolescente de 14 anos em Itacoatiara

Homem se preparava para fugir da cidade quando a polícia o prendeu | Foto: Reprodução

A Polícia Civil prendeu um idoso de 66 anos na madrugada desta sexta-feira (20),c no município de Itacoatiara, região metropolitana de Manaus. Ele é suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente de 14 anos durante supostos rituais espirituais realizados na residência da família.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o idoso se apresentava como “curandeiro” e o contrataram para realizar trabalhos espirituais no imóvel. De acordo com a denúncia, ele alegava que a adolescente estaria sob influência maligna e que seriam necessárias sete sessões para “expulsar” as supostas anormalidades.

Cinco dias de abusos

Conforme relato da vítima à polícia, o homem realizou pelo menos cinco sessões, iniciadas na última terça-feira. Durante os atendimentos, ele tocou as partes íntimas da adolescente sob o argumento de que o procedimento fazia parte do ritual espiritual.

Ainda segundo a denúncia, o suspeito orientava a jovem a não contar para os familiares sobre o que estava sendo feito. Ele afirmava que o tratamento só teria efeito se mantido em sigilo.

A adolescente passou a desconfiar da conduta do homem após perceber a insistência nas sessões e a repetição dos toques. Desse modo, ela então relatou a situação aos familiares, que procuraram a delegacia para formalizar a denúncia.

Prisão na AM-010

Após receber informações de que o suspeito estaria se preparando para deixar o município, a Polícia Militar do 2º Batalhão Cândido Mariano realizou a interceptação na rodovia AM-010.

Na ocasião, os PMs o abordaram ainda durante a madrugada, por volta das 5h40. Ele já estava com mochila e supostamente pronto para sair da cidade. Todavia, o curandeiro não resistiu à prisão e o conduziram à delegacia.

Investigação

O caso ficará sob responsabilidade da delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher e da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que assumiu recentemente a unidade no município.

O delegado Lázaro Mendes confirmou que teve ciência da ocorrência, mas informou que somente a delegada titular conduzirá os detalhes e os procedimentos legais.

O suspeito poderá responder por estupro de vulnerável, crime previsto no Código Penal quando a vítima é menor de 14 anos. A polícia também apreendeu o aparelho celular e apura o conteúdo do investigado, que passará por análise pericial.

Possíveis outras vítimas

As autoridades não descartam a possibilidade de existirem outras vítimas. A Polícia Civil orienta que qualquer pessoa que tenha informações relacionadas ao caso procure a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

Leia mais

Prefeitura reage à operação e acusa adversários de uso político

Matheus Valadares

Michelle Bolsonaro é alvo de cobranças após destacar Tarcísio nas redes sociais

Matheus Valadares

Vila Aberta Para Todos movimenta domingo esportivo em Manaus com programação gratuita

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais