O prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (23/9), em entrevista à Rede Amazônica (afiliada da Rede Globo) que está no planejamento dele, para um segundo mandato, o lançamento de um aplicativo que aperfeiçoará a realização de consultas nas UBSs.
Em entrevista à TV Amazonas, o candidato da Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) reforçou que não há a necessidade das pessoas fazerem filas na madrugada para serem atendidas nas unidades de saúde da Prefeitura, as UBSs.
Segundo ele, no fim da manhã e início da tarde, as UBSs estão sem filas. “As pessoas vão de madrugada mais por uma questão cultural. Mas mesmo assim temos plano inclusive de lançar um aplicativo para a realização de consultas, para melhorar ainda mais esse atendimento à população”.
Reconstrução
Na atual gestão, mais de 60 UBSs já foram reconstruídas, parte com estruturas ampliadas. Além disso, unidades de grande porte foram construídas nos chamados vazios assistenciais, onde não existia UBS. Até o fim deste ano, novas unidades de saúde serão entregues à população.
Por conta desse investimento, que prioriza a criança, a mulher, o idoso, a vacinação da população, a saúde básica de Manaus, responsabilidade da Prefeitura, é avaliada pelo Ministério da Saúde como a melhor entre as capitais brasileiras. A cobertura básica na capital amazonense saiu de 47%, em 2021, para atuais 89,5%.